Campanha sobre doação de órgãos é realizada em Foz do Iguaçu

A Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT, vem despertando desde o início de setembro, a consciência coletiva desta corrente pela vida, tendo a percepção da doação pela necessidade do ser humano e não apenas pelo sentimento da morte.

A instituição se “vestiu” de verde, abraçou essa causa nobre e recebeu uma iluminação especial, para chamar ainda mais a atenção da população. Na ocasião a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) divulgou em seu site, os estados do Brasil e monumentos (instituições, pontos turísticos, etc.) que aderiram ao Setembro Verde e no estado do Paraná onde o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu e o Jardim Botânico de Curitiba, marcaram com êxito e destaque, essa campanha.

Já na tarde dessa terça-feira (22), no auditório Padre Germano Lauck, foi realizada a abertura oficial da Semana do Doador de Órgãos. O local teve decoração temática e os membros da equipe organizadora, juntamente com a direção da instituição, receberam os convidados e seus colaboradores.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Geraldo Biesek, abriu oficialmente a semana, agradecendo a presença de todos e ressaltando o trabalho da Comissão, pela dedicação à causa tão nobre. “Trata-se de uma equipe muito preparada no tocante à abordagem junto à família para a doação. Um trabalho que vem amenizando a situação da fila de espera dos pacientes que almejam o transplante de órgão para continuar vivendo”, destaca Biesek, que finaliza dizendo que os familiares que consentem na doação de órgãos dos seus entes queridos, praticam um ato de nobreza da alma.

Após a abertura, a coordenadora da Comissão à Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (COPOTT) de Cascavel Rosimere Lima Tomé, proferiu uma palestra sobre doação de órgãos com o tema: “A importância de comunicar a família o desejo de ser um doador de órgão e tecidos”. A coordenadora disse que hoje no Paraná existem 1.400 pessoas na fila esperando doações. Rosimere alerta da importância de falar em vida sobra a doação.

Ouça a entrevista:

08521

“Só quem participou desse encontro, saberá dimensionar a riqueza dessas experiências e o quanto isso nos ajudará a crescermos na nossa vida profissional e pessoal”, destaca comovida, a gerente de Divisão da UTI e secretária da CIHDOTT, Karin Aline Zilli Couto.

E a Semana do Doador de Órgãos prossegue na instituição, onde será realizado eventos pontuais e de mobilização, envolvendo familiares, visitantes e colaboradores da instituição.

Sair da versão mobile