Por JIE
O próximo domingo (20) é dia de jogar celular e notebook longe. Ops, mas só os que não funcionam. A 8ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e a 7ª edição do Mundial de Arremesso de Notebooks resolvem o problema do lixo eletrônico e ainda podem garantir bons prêmios – no total, são mais de R$ 20 mil – àqueles que tiverem mais habilidade e força. Um dos prêmios é uma viagem para Porto Seguro (BA).
Só as entidades que apoiam o evento já confirmaram a doação de 6 toneladas de alimentos, que deverão ser repassadas para 15 instituições beneficentes. O volume é recorde absoluto em oito anos de edição da disputa, a única na América do Sul e a segunda do mundo. A primeira foi da Finlândia.
As disputas serão no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, a partir das 9h. Os torneios, coordenados pela Associação Recreativa e Esportiva Segurança Física (Aresf), com apoio da Itaipu Binacional, já fazem parte do calendário esportivo da cidade e do calendário turístico do Estado do Paraná. Quem não quiser participar, mas tem lixo eletrônico em casa, poderá se livrar dele no próprio local, onde haverá um mutirão de coleta de resíduos eletrônicos. “É uma programação para toda a família. Todos estão convidados”, diz o coordenador do evento, Gabriel de Campos Neto.
Como participar
No ano passado, 499 pessoas se inscreveram para as provas. Os vencedores foram o comerciante José Bonfim Júnior, que arremessou o celular a 102,03 metros, e, na disputa de notebooks, Diogo Carlin, com a marca de 32,22 metros.
Para participar do torneio, os interessados devem entregar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade. As inscrições são feitas no dia e no local do evento, no horário das 9h às 16h.
Outras atrações
No Gramadão, além da competição, haverá exposição de carros antigos, exames clínicos gratuitos para a população (pressão arterial, diabetes, colesterol), doações de árvores nativas, recreação para as crianças, feira de produtos orgânicos e exposição de veículos elétricos, entre outras atividades. Instituições de ensino de Foz também farão apresentações ao longo do dia.
Parcerias
O Lions Club Foz do Iguaçu Cataratas será responsável pelo recolhimento e destinação dos resíduos eletrônicos, que serão repassados a uma empresa de reciclagem de Foz do Iguaçu.
O Rotary Club Cataratas será responsável pela arrecadação dos alimentos no dia do torneio e a entrega para as entidades assistenciais cadastradas pela organização do evento.
Aniversário
O Torneio de Arremesso de Celular foi criado em Foz do Iguaçu em 2008 para comemorar com a comunidade o aniversário de uma das áreas mais importantes da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a Segurança Empresarial. A ideia era não só ajudar instituições assistenciais com os alimentos doados pela comunidade e por empresas parceiras como também conscientizar a população sobre o correto destino do lixo eletrônico.