Um projeto de eficiência energética da Copel vai substituir lâmpadas antigas por kits de iluminação eficiente em 50 mil domicílios de baixa renda no Paraná, sem custos para os consumidores. A Copel vai investir R$ 28,6 milhões no projeto, iniciado em setembro e com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016.
A iniciativa prevê a troca de 150 mil lâmpadas. Cada família vai entregar três lâmpadas incandescentes e receber duas fluorescentes e uma LED. Além de melhorar a qualidade da iluminação, o kit eficiente reduz o consumo de energia em até 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes convencionais, que já deixaram de ser fabricadas.
“Esse projeto tem uma importância social inestimável. Além de ajudar os beneficiados a economizar nos gastos com a energia elétrica, ele contribui para o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais” , ressalta o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe. “A sustentabilidade no uso da energia elétrica é um caminho inevitável e a Copel vai investir cada vez mais nisso”.
MAPEAMENTO – Mais do que substituir lâmpadas, o projeto faz um mapeamento do uso da energia. Para definir as famílias beneficiadas, a Copel desenvolve um trabalho de diagnóstico do uso de energia, identificando as regiões com presença do maior número de consumidores com equipamentos com alto índice de desperdício de energia. O programa também prevê a realização de palestras para orientar os consumidores sobre o uso racional da eletricidade.
UM MILHÃO – Desde o ano 2000, a Copel investe recursos equivalentes a 0,5% de sua Receita Operacional Líquida (ROL) no desenvolvimento do seu Programa de Eficiência Energética (PEE), que estimula e amplia a eficiência do uso da energia elétrica pelo consumidor final. Os investimentos atendem ao contrato de concessão de distribuição de energia, Lei 9.991/2000, segundo critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.
Além das 150 mil lâmpadas nesta edição do projeto, até o próximo ano a Copel substituirá ainda 12 mil refrigeradores e 10 mil chuveiros por equipamentos novos, que apresentam perdas mínimas de energia. Nos últimos anos, a Companhia investiu R$ 124 milhões nos programa de eficiência energética em benefício de 430 mil famílias de baixa renda. Foram substituídos no período 1,2 milhão de lâmpadas, 68,9 mil refrigeradores e 41 mil chuveiros.
AEN