A Associação de Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná – ACAMOP estará realizando em Foz do Iguaçu, nos dias 17 e 18 de setembro, no hotel Golden Tulip, o seminário “Os Vereadores e o Desenvolvimento”. De acordo com o Presidente da Associação, Vereador Rômulo Quintino (PSL), os temas a serem debatidos fazem parte de uma coleta de dados realizada em visita as cidades que fazem parte da ACAMOP. A ampla discussão sobre a questão indígena, a cota de compra no Paraguai e o papel fiscalizador do Vereador, como ente político essencial, segundo Quintino, contribuirá para o fortalecimento do trabalho Legislativo, bem como a ampliação de ações da Associação com os seus representantes.
“Estaremos debatendo com os representantes da sociedade, questões que afetam a região Oeste do Estado do Paraná. São esperados para este evento, cerca de 150 vereadores da região aonde todos participarão, colocaram o seu ponto de vista e tenho a certeza que a ACAMOP, enquanto entidade que presta assessoria de apoio político e representativo as Câmara de Vereadores do Oeste do Paraná, e os Vereadores sairão fortalecidos”, destacou Rômulo Quintino.
Em visita ao gabinete do Presidente do Legislativo Iguaçuense, Vereador Fernando Duso (PT), o Vereador Rômulo Quintino, acompanhado do Vice – Presidente da ACAMOP, Vereador Paulo César Queiroz – Coquinho (SD), recebeu o apoio do anfitrião da casa. Ao debaterem alguns pontos que farão parte do amplo debate no Seminário, o Vereador Fernando Duso, ressaltou a importância em abrir um leque de discussão em torno do aumento no valor da tarifa de pedágio nas rodovias federais que cortam a Região.
Segundo Duso, Foz do Iguaçu levou dois anos e meio para ter uma importante obra concluída e entregue a sociedade em geral, que foi o viaduto entre a BR 277 e a Avenida Paraná, e de presente já se fala em aumento no valor do pedágio. “A gente tem acesso aos dados oficiais e o pedágio, desde que foi implantado, tem um lucro líquido superior a R$ 1 bilhão e agora, qualquer coisinha que eles façam já é discurso para aumento no valor da tarifa. Agradeço ao Presidente Rômulo que não vai se calar e não vai deixar com que esse abuso junto ao povo do Oeste do Paraná fique acontecendo, pois já pagamos o pedágio mais caro do país”, destacou Duso.
O evento, que está previsto para ter início as 8:30h, irá formalizar um plano de ação entre as Câmaras de Vereadores. “Deste encontro saíra a carta de Foz que será levada aos ministérios competentes e aos senadores do Paraná, dizendo quais são os anseios dos vereadores do oeste paranaense e solicitando a eles o apoio para o desenvolvimento de questões específicas como esta, do pedágio, da cota de compras e da questão indígena”, destacou o Vice-Presidente da ACAMOP, Paulo César Queiroz – Coquinho.
.: O Seminário:.
O Evento será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, em Foz do Iguaçu, nas instalações do Hotel Golden Tulip, no centro da cidade e terá como palestrantes: o Presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti; o Ex-Presidente do Conselho Regional de Engenharia – CREA/Pr e hoje Assessor Técnico de Planejamento da Secretaria de Estados do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Alvaro Cabrini; o Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI, Danilo Vendrusculo e o Superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz.
CMFI