Pela primeira vez, experiências bem-sucedidas de gestão dos recursos hídricos e de mobilização para os cuidados com a água premiadas pela Década da Água, da Organização das Nações Unidas (ONU Água) com o prêmio Water for Life (Água Fonte de Vida), estarão reunidas para o compartilhamento de informações e resultados. O evento será no Hotel Golden Park, em Foz do Iguaçu, de terça (15) a quinta-feira (17).
O “Encontro de experiências pioneiras e inovadoras de iniciativas sociais na gestão da água – Criando uma Rede Global”, contará com a participação de representantes de 20 países, além de autoridades da ONU e de outros organismos internacionais. A expectativa é que o evento resulte na criação de uma rede mundial de boas práticas na gestão da água.
Criado em 2010 para fomentar iniciativas alinhadas com os objetivos estabelecidos em documentos como as Metas do Milênio e a Agenda 21, que possam garantir a gestão sustentável e de longo prazo dos recursos hídricos, e de forma a apoiar as ações da Década da Água (2005-2015) da ONU, o prêmio Water for Life reconhece as melhores práticas na gestão da água no planeta. A cada ano, com um tema diferente, o prêmio enfatiza um determinado aspecto relacionado à questão da água.
Desde 2011, a ONU Água premiou iniciativas da Índia, Singapura, Japão, Bolívia, África do Sul, Moldávia, Filipinas e Brasil, em duas categorias: melhores práticas de gestão da água e melhores práticas de participação, comunicação, despertar da consciência e educação. Em 2015, na categoria um, foi premiado o programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional e parceiros dos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3).
Entre os participantes do encontro, estão a a vice-presidente da ONU Água, Blanca Jiménez-Cinseros, a diretora do Programa Década da Água, da ONU, Josefina Maestu, a presidente honorária da Woman for Water Partnership, Alice Bouman-Dentener, o diretor da Fundação Ecodes, Víctor Viñuales, os diretores gerais da Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, além de representantes das iniciativas premiadas com o Water for Life.
Programação
O encontro começará com uma visita técnica aos projetos que compõem o CAB, em diversos municípios da BP3, no dia 15. Na quarta-feira (16), serão apresentadas as experiências vencedoras do prêmio Water for Life de 2011 a 2015. Além de autoridades convidadas, participarão pessoas envolvidas com ações de educação ambiental do CAB, de todos os 29 municípios da BP3. O evento prosseguirá com oficinas que tem como objetivo formatar e definir como funcionará a rede global de boas práticas.
O CAB
O Programa Cultivando Água Boa reúne um conjunto de diversas ações socioambientais. Em cada município, há um comitê gestor, com forte participação popular, uma das principais características do CAB. O programa se fundamenta na gestão integrada de bacias hidrográficas e atua por bacia, sub-bacia e microbacia, visando garantir a quantidade e a qualidade das águas e, também, a sustentabilidade do território, com uma visão holística da relação do homem com o meio onde vive.
Passada mais de uma década após o início da sua implantação na BP3 (uma região com aproximadamente um milhão de habitantes e 800 mil hectares de área), o programa já está em estado avançado em aproximadamente 30% desse território, resultando em 206 microbacias hidrográficas sendo recuperadas.
Iniciativas premiadas com o Water for Life
2015
5ª Edição: Água e desenvolvimento sustentável
Categoria 1: Cultivando Água Boa, Itaipu-Brasil
Categoria 2: Artes sociais para a mobilização comunitária e acesso seguro à água, Índia
Projeto Água, Ecoescolas, África do Sul
2014
4ª Edição: Água e energia
Categoria 1: Programa de Políticas Hídricas de IWMI-Tata, Índia
Categoria 2: Programa NEWater (Água Nova), Singapura
2013
3ª Edição: Cooperação em matéria de água
Categoria 1: Gestão das bacias subterrâneas utilizando o sistema da natureza na cidade de Kumamoto, Japão
Categoria 2: Água e saneamento para todos na República de Moldávia
2012
2ª Edição: Água e segurança alimentar.
Categoria 1: Proteção dos Lagos de Bangalore para a posteridade: estabelecendo um precedente legal para a conservação dos lagos como bens comuns
Categoria 2: Estratégia de comunicação para a mudança social e de comportamento para a promoção de três práticas chave e o uso adequado dos serviços dotados em 4 municípios do Departamento de Cochabamba, Bolívia
2011
1ª Edição: Gerenciamento de águas urbanas
Categoria 1: Programa de restauração do sistema fluvial As Pinas – Zapote, Filipinas
Categoria 2: Um enfoque participativo na aprendizagem e a sensibilização pública em temas de água e saneamento, Durban, Município de eThekwin
Itaipu