II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária

O Secretário Adjunto da Saúde, Carlos Magno, representou o Executivo Municipal na abertura do II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária. O evento que começou na quinta-feira(10)  e segue até hoje, sábado(12), reúne mais de 700 farmacêuticos, estudantes de Farmácia e empresários do varejo.
O tema, “Farmácia e farmacêuticos: novos rumos, novos desafios”, foi escolhido em alusão à nova realidade da profissão após a Lei nº 13.021/14 e as resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 585 e nº 586, ambas de 2013.
As legislações vieram reforçar o conceito de farmácia como unidade de assistência à saúde e endossar a autoridade técnica do farmacêutico nestes estabelecimentos. Em todos os discursos, as autoridades que compuseram a mesa na solenidade de abertura do congresso defenderam que o caminho percorrido pela profissão rumo ao cuidado ao paciente não tem volta. 
 
Magno destacou que o município de Foz do Iguaçu possui dez farmácias comunitárias públicas, todas com farmacêuticos responsáveis, atendendo á legislação. Participaram da mesa solene a presidente do Sociedade Brasileira de Farmácias Comunitárias, Carmen Iris Tolentino; o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Arnaldo Zubioli; o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João; o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Paulo Santana; o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Carlos Maurício Barbosa; o presidente da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, a AFPLP, e vice-presidente do CFF, Valmir de Santi; o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos e Bioquímicos da Argentina Marcelo Peretta; e a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Paraná, Lia Melo.
 
A solenidade foi encerrada com a entrega de certificado e título SBFC a novos associados padrão prata e ouro. Essa certificação foi criada pela Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, com o objetivo de estimular o interesse dos farmacêuticos comunitários pela atualização e aprimoramento de seus conhecimentos.
Sair da versão mobile