A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à zero hora desta sexta-feira (4) à Operação Independência 2015 em todo o Paraná. A operação da PRF terminará à meia-noite de segunda-feira (7).
Entre as prioridades da fiscalização da PRF ao longo desses quatro dias de operação estão o controle de velocidade através de radares, o combate à embriaguez ao volante e as ultrapassagens irregulares. Fiscalizações específicas de motocicletas também serão realizadas.
A previsão é de que o fluxo aumente em pelo menos 30% em relação à média diária durante o feriado prolongado. O pico de movimento deve se concentrar no final da tarde e início da noite de sexta-feira.
Em todas as regiões do estado a PRF realizará ainda atividades preventivas de educação para o trânsito. No posto PRF em Santa Terezinha de Itaipu, nesta sexta-feira, será realizada a campanha “Cinto nas estradas”, que visa orientar passageiros de ônibus sobre a importância do uso do cinto de segurança.
A PRF enviou ofícios para todas as concessionárias de pedágio, proibindo a execução de obras durante o feriado prolongado, à exceção daquelas emergenciais ou impossíveis de serem interrompidas.
Em 2014 não houve Operação Independência em virtude de o dia 07 de Setembro ter sido num domingo.
A PRF fiscaliza cerca de 150 quilômetros de rodovias entre Foz do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste.
Especificamente em relação à variação de fluxo na região de Foz do Iguaçu nos dias de operação, a previsão é a seguinte:
Sexta (majoração de 11,07 % em relação aos dias normais)
Sábado (majoração de 8,54 % em relação aos dias normais)
Domingo (minoração de 2,15 % em relação aos dias normais)
Segunda (majoração de 17,94 % em relação aos dias normais)
Obs.: estimativa realizada pela Ecocataratas.
por prf