Por assessoria
Serão 63 estandes com a participação de livreiros, editoras, livrarias e sebos. Expectativa é superar o total de vendas em 30%
A participação dos livreiros será ampliada na 11ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Ao todo, serão montados 63 estandes – o dobro do ano passado – com a presença de livreiros, editoras, livrarias e sebos. O evento acontecerá de 4 a 13 de setembro, na Praça das Nações (Mitre), localizada no centro da cidade. A agenda da feira inclui 12 horas diárias de programação permanente.
Os estandes dos livreiros representam expositores de diferentes gêneros culturais, tais como das áreas educativa e acadêmica, de linhas holísticas, religiosas e espiritualistas, técnicas e científicas, locais, regionais e nacionais, de representações culturais, artísticas e associativas. Tem opções, destaca a diretora da Fundação Cultural, Arinha Rocha, “para todos os gostos, bolsos e interesses diversos”.
Superação – A expectativa para este ano é superar o total de vendas, o movimento e a diversidade de público registrados na edição anterior. “Evoluímos a cada edição, e este ano esperamos superar todas as vendas e a presença de público”, disse Ernani Brito, coordenador do Núcleo dos Livreiros e Sebos da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu).
O dirigente destacou ainda a remessa de Vale-Cultura destinada pelas empresas a cada funcionário, no valor de R$ 60, como fator impulsionador às vendas durante a feira. “Além dos preços bastante acessíveis para o público, de até R$ 10 para compra de exemplares, empresas como Banco do Brasil (BB), Correios, entre outras companhias, já estão repassando os Vales-Cultura para os colaboradores utilizarem na compra de livros durante a Feira do Livro de Foz.”
Expansão – Para quantificar, em 2014, cerca de 80 mil pessoas passaram pela Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Além da variedade de obras dispostas para compra nos estandes, o público aproveitou a programação diversificada do evento espalhada pelo complexo cultural, com shows, apresentações, palestras de escritores, lançamentos de livros e inúmeras oficinas temáticas.
O crescimento da feira conversa com a expansão da presença dos livreiros a cada edição. “Começamos esta jornada com apenas 12 livreiros, e hoje já temos a presença de mais de 60 estandes. O evento permite o retorno financeiro e econômico, a troca de expertise entre os livreiros e a fomentação de negócios, numa atmosfera plural, de ideias, diversidade e de conhecimento”, destacou a empresária Nharrime Adbon Musser.
Papel fundamental – Os livreiros têm participação contínua, acumulando experiência ano a ano no evento. Desse modo, contribuem para o sucesso da Feira do Livro de maneira incisiva. “Desde a sua criação, temos um papel importante e estratégico com a interlocução com o poder público”, afirmou ainda o coordenador do Núcleo de Livrarias e Sebos, Ernani Brito.
Os empresários (livreiros) participam de todo o processo, desde a escolha da data no calendário e do local à seleção dos autores e indicação das preferências do público. Os contatos deles com as editoras facilitam também a vinda de alguns convidados para Foz do Iguaçu. “O evento fortalece o negócio, torna as livrarias mais conhecidas, fomenta o setor livreiro e auxilia a criar uma cultura da leitura”, disse Claimar Erni Granzotto, da Livraria Kunda.
Segundo ele, a Feira do Livro de Foz já é uma das mais importantes do Paraná e contribui para mudar a imagem cultural da cidade. Quanto à expectativa comercial para o evento, ressaltou: “Espero vender, ao menos, 30% a mais em relação à minha melhor marca de vendas”.
11ª Feira Internacional do Livro
Data: de 4 a 13 de setembro
Local: Praça das Nações (Mitre)
www.feiradolivrofoz.com.br