A primeira apreensão ocorreu na noite de sexta-feira, 28. Policiais federais realizavam diligências no Lago de Itaipu quando, por volta das 21h, visualizaram um barco atracando em um porto clandestino no município de Santa Helena/PR. Ao se aproximarem, os indivíduos empreenderam fuga na mata ciliar, abandonando a embarcação carregada com cigarros provenientes do Paraguai.
O barco e os cigarros foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu. Esta ação faz parte da Operação Visibilidade Nau, que visa intensificar o policiamento no Rio Paraná e no Lago de Itaipu.
Já a apreensão de droga foi realizada no domingo, 30, quando policiais federais realizavam fiscalização de passageiros na aduana da Ponte Internacional da Amizade. Por volta das 15h30, os policiais abordaram um táxi de placas paraguaias para vistoriar. Ao revistarem a bagagem do passageiro paraguaio, os policiais suspeitaram das laterais da mala e encontraram tabletes de maconha escondidos.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante ao homem, 35 anos, que afirmou que receberia dinheiro para levar a droga até São Paulo/SP. O preso e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
PF/Foz