No último domingo, dia 30, aconteceu em Foz do Iguaçu mais uma etapa do Torneio Clausura de Rugby, segunda competição mais importante da modalidade no Paraguai, que neste ano conta com a Participação do Foz Rugby. Em uma rodada perfeita, o time iguaçuense venceu nas três categorias que participa, masculino adulto, feminino, e juvenil masculino.
O time feminino, que era líder do grupo tinha um grande desafio, as meninas tiveram que jogar duas etapas em uma, ou seja, quatro jogos no mesmo dia, no período da manhã tiveram dois jogos contra um dos principais times paraguaio, o Presidente Franco, venceram o primeiro por 20 a 0 e perderam o segundo com o placar de 10 a 15, no soma fecharam esta etapa com 30-15 e saíram vencedoras.
No período da tarde enfrentaram a equipe de Hernadárias, primeiro jogo venceram por 22 a 7 e o segundo por 24 a 10, totalizando 46 a 17. O time feminino vem despontando como referência tanto pelos resultados obtidos nos últimos jogos quanto pela disciplina e foco, é o grupo que mais treina no no Foz Rugby.
A equipe Juvenil derrotou o time Paraguaio pelo placar de 24 a 10, resultado obtido através de quatro tries (cada try soma-se 5 pontos) e duas conversões (cada conversão soma-se 2 pontos) contra dois tries dos visitantes. Os jovens do FIR (Foz do Iguaçu Rugby) entraram em campo ainda com alguns desfalques e com dois atletas iniciantes, além de um atleta estrangeiro que fez sua estreia pela equipe. O time soube controlar a partida e poucas vezes se viu pressionado pela equipe adversária. Além disso, o grupo apresentou melhoras não só na parte técnica, mas também na postura emocional em comparação às últimas rodadas do torneio.
“Foi um jogo produtivo que nos deu muita esperança em continuar crescendo, e também trouxe muita experiência para os mais novos. Um jogo aonde conseguimos corrigir nossas antigas falhas e caminhas para um grupo mais evoluído” disse o capitão da equipe, Felipe Lucth (17).
O atleta Francisco Gutierrez (18), jogador paraguaio desde os 11 anos, que fez sua estreia pelo FIR na partida diz ter se sentido grato e feliz pela oportunidade de representar o time brasileiro da fronteira. Francisco acrescentou ainda que existem pequenas falhas a serem corrigidas mas que espera que juntos todos cheguem ao seu melhor.
Mas o grande destaque do dia mesmo foi a equipe Masculina Adulta que vinha de resultados bem inexpressíveis devido aos constantes desfalques, entrou em campo com o time praticamente completo e com uma boa quantidade de reservas (na maioria dos jogos participa com apenas um reserva).
O time principal do Foz do Iguaçu Rugby precisava vencer com uma diferença no placar superior a 7 pontos, o que fez os jogadores entrar com uma dose extra de concentração e garra, garra esta que foi notada pela torcida e pelos demais atletas presentes. Dominando o jogo do começo ao fim, com uma defesa firme e bem posicionada que não deu a menor chance para a equipe de Hernandárias o Foz conseguiu fechar o placar 29 a 3 garantido a classificação para seguir no campeonato. “Apesar de algumas pequenas falhas no ataque o time jogou como nunca, a força de vontade e espirito de equipe de todos os jogadores saltavam aos olhos de quem estava presente, um dia que já entrou para a história do Rugby na fronteira” comenta Fabio Kiss, jogador do time adulto.
“Hoje podemos garantir que todas as equipes do Foz do Iguaçu Rugby Clube tiveram uma sólida evolução em todos os quesitos e que o esporte está bem representado em nossa cidade, agora podemos correr atrás de apoiadores que com certeza terão suas marcas muito bem representadas, o time está muito bem estruturado e os resultados deste domingo é o reflexo disso” Afirma Viniciu Winkert, presidente do clube.
Assessoria