O público poderá acompanhar as provas do Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, neste sábado (29), nas duas margens da usina hidrelétrica de Itaipu: em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai. A entrada é gratuita.
As provas começam às 9h30, mas quem quiser assistir a competição vai ter que se adiantar. Os ônibus partirão do Centro de Recepção de Visitante nas duas margens da usina, das 6h30 às 8h30 (5h30 às 7h30 no horário do Paraguai), até o local da largada, na Segurança Empresarial, da margem paraguaia.
O credenciamento para a população será feito nesta sexta-feira (28), ao lado da barreira de controle, das 8h até às 18h, e também antes do início das provas.
A edição será a única do circuito mundial Ironman disputada simultaneamente em dois países e dentro de uma só empresa. Serão mil atletas (entre eles, 91 mulheres) de 15 nacionalidades diferentes.
Os atletas cumprirão 1,9 km de natação, 90,1. km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Os líderes do triatlo começarão a despontar já nas primeiras quatro horas de prova. A premiação está prevista para as 14h de domingo (30).
O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 classificará 35 atletas para o Ironman 70.3 World Championship 2016. O mundial de 2016 acontecerá em Sunshine Coast, na Austrália, no dia 4 de setembro.
A prova em Itaipu é o terceiro evento do Circuito Ironman Brasil 70.3, que incluiu uma prova em Brasília, em 5 de abril, e, depois de Itaipu, terá ainda outra prova no Rio de Janeiro, em 4 de outubro.
A ministra de Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, que participou do lançamento do Ironman Brasil Paraguay no mês passado e declarou o evento como de interesse turístico do Paraguai e, também, do Mercosul, uma das mais entusiastas da disputa binacional, confirmou presença na programação. Os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek, do Brasil, e James Spalding, do Paraguai, também estarão presentes.
Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social e presidente do Fundo Iguaçu, os eventos esportivos “contribuem para projetar uma imagem positiva da usina, de Foz do Iguaçu, da região e do Brasil”. “Definitivamente, a região se consolidou como um destino esportivo”, afirmou.
Além do Ironman, Foz do Iguaçu recebe a Copa Mundial de Slackline, em outubro, no Gramadão da Vila A; e a 8ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, com percurso entre a usina e o Parque Nacional do Iguaçu, em 27 de setembro. A última grande disputa deste ano foi o Rally dos Sertões, que, depois de percorrer 2.917 quilômetros, a partir de Goiânia (GO), foi encerrado no Mirante do Vertedouro da usina, no dia 8 de agosto.
De acordo com Piolla, no caso do Ironman, os atletas – que não são profissionais – normalmente viajam acompanhados por familiares e o benefício para Foz do Iguaçu se traduz em “toda a cadeia do turismo”. Os organizadores estimam que cada atleta venha acompanhado de quatro pessoas, totalizando 5 mil visitantes.
Abertura oficial
Nesta quinta-feira, 27, a abertura da Expo 70.3 no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da margem esquerda, em Foz do Iguaçu, antecedeu o Ironman 70.3 Brasil Paraguay. O espaço de mil metros quadrados é destinado aos expositores e parceiros do evento e, ainda, à alimentação e circulação do público e competidores.
Diversas atividades da programação oficial – como a entrega dos kits dos atletas, credenciamento e congressos técnicos – também acontecerão no local até domingo, 30.
Largada
A largada será na parte paraguaia da usina, às 9h30. A primeira prova é a natação – os atletas percorrerão um percurso de 1.900 metros. Já o ciclismo inclui um trecho de 90,1 km. O trajeto passa pela barragem, margeia o reservatório de Itaipu e o Canal da Piracema e inclui ainda uma passagem pelo Mirante Central.
A segunda e terceira voltas têm início em frente do CRV, no lado brasileiro. Na última etapa, os atletas enfrentam 21,1 km de corrida, em uma única volta. O trajeto é feito pela pista lateral da Unila, Teatro do Barrageiro, Mirante do Vertedouro, Barragem Principal, Condutos Forçados e um trecho por baixo do vertedouro, com retorno em sentido contrário.
Entre os cerca de mil atletas que participam do Ironman 70.3 Brasil Paraguay, sete são empregados de Itaipu: os agentes de segurança James Humberto Rothhaar, Leandro Vilan, Wagner Swidenski e Rogério Telles, Márcio Rodrigo Marquetto, bombeiro; Eron Márcio Nyznyk, e Kleber Silva. A expectativa deles não é vencer a competição, mas cumprir todas as etapas em pelo menos seis horas.
Credenciamento
Os organizadores avisam que o credenciamento de imprensa é destinado única e exclusivamente aos profissionais com comprovada atuação editorial. Não serão atendidas eventuais solicitações de blogs, de pessoas que unicamente se destinam a vender fotos de clientes, sem nenhuma atuação editorial, de sites pessoais, de menores de idade, de membros de áreas comerciais, de publicações ou sites com lançamentos futuros, veículos experimentais e outros a critério da assessoria de imprensa do Ironman 70.3.
O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 conta com patrocínio master da Itaipu Binacional, patrocínio da Mizuno e apoio da Gatorade, Aqua Sphere, Sportpass, Azul, 3zone, Integralmédica e Bella Itália. A organização é Latin Sports e realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).
Por JIE