O público poderá acompanhar as provas do Itaipu Ironman 70.3 Brasil, Paraguay neste sábado, 29, nas duas margens da usina: em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai.
Com mil atletas inscritos, de 15 nacionalidades, a edição será a única do circuito mundial disputada simultaneamente em dois países e dentro de uma só empresa, a Itaipu Binacional. A entrada é gratuita.
As provas começam às 9h30, mas quem quiser assistir as provas vai ter que se adiantar. Os ônibus partirão do Centro de Recepção de Visitante nas duas margens, a brasileira e a paraguaia, das 6h30 às 8h30 (5h30 às 7h30 no horário do Paraguai), até o local da largada, na Segurança Empresarial, da margem direita.
O credenciamento para a população será feito nesta sexta-feira, 28,
das 8h até às 18h, mas também antes do início das provas. Os atletas
cumprirão 1,9 km de natação, 90,1. km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A premiação está prevista para as 14h de domingo, 30.
O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2015 classificará 35 atletas
para o Ironman 70.3 World Championship 2016. O mundial de 2016 acontecerá em Sunshine Coast, na Austrália, no dia 4 de setembro.
Largada
A largada será na parte paraguaia da usina, às 9h30. A primeira prova é a natação. Os atletas percorrerão os 1.900 metros a nado. Já o ciclismo inclui um trecho de 90,1Km passando pela barragem, o Lago de Itaipu, o Canal da Piracema e o Mirante Central. A segunda e terceira voltas têm início em frente do CRV do lado brasileiro da usina. Na última etapa, os atletas enfrentam 21,1 Km em uma única volta. A passagem é feita pela pista lateral da Unila, Teatro do Barrageiro, Mirante do Vertedouro, Barragem Principal, Condutos Forçados, trecho por baixo do vertedouro, com retorno em sentido contrário. Da margem brasileira de Itaipu, participam sete profissionais de
Itaipu: os agentes de segurança James Humberto Rothhaar, Leandro Vilan, Wagner Swidenski e Rogério Telles,; Márcio Rodrigo Marquetto, bombeiro; Eron Márcio Nyznyk, e Kleber Silva.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.