O Município de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo a III Conferência Municipal da Juventude, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto com o tema central, “As Várias Formas de Mudar do Brasil”, abrindo espaço para a discussão a cerca de onze eixos.
O objetivo é o debate de ideias entre a classe juvenil para elaboração de propostas que deverão ser apresentadas nas demais conferências, Estadual e Nacional. Sendo que a Conferência Nacional está prevista para acontecer em dezembro deste ano, com a finalidade de construção de um documento amplo, que atenda algumas das principais carências e exigências para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovens do país, o Plano Nacional de Juventude.
Os eixos que abrirão discussão na Conferência Municipal de Juventude em Foz do Iguaçu tratam de várias formas de direito que os jovens têm na sociedade e na inserção deles. I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; II – Direito à Educação; III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; IV – Direito à Diversidade e à Igualdade; V – Direito à Saúde; VI – Direito à Cultura; VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer; IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; X – Direito ao Território e à Mobilidade; e, último tema, XI – Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.
Na realização da Conferência Nacional em Brasília, está prevista a participação de aproximadamente dois mil delegados eleitos nas etapas anteriores, em cada estado e nos municípios brasileiros.
A III Conferência Municipal da Juventude estimula o debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.
O objetivo é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.
Em julho aconteceu o lançamento do aplicativo da 3ª Conferência Nacional de Juventude. Os interessados podem fazer o download do aplicativo no celular ou acessar pelo computador, criar seu perfil e participar, encaminhando propostas que farão parte do documento que será discutido na Conferência para a construção do Plano Nacional de Juventude. Basta entrar no endereço eletrônico: http://juventude.gov.br/.
Após a realização da Conferência Municipal, os conselheiros continuarão se reunindo para discutir ações relacionadas aos direitos dos jovens.
O Centro da Juventude Jardim Naipi, localizado na Rua Vicente Celestino, 410, no Jardim Naipi. Outras informações pelo telefone: 3901-3459.
PROGRAMAÇÃO
29 de agosto – Sábado
08h – Recepção/Credenciamento
09h – Abertura Oficial e Composição da Mesa
09h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
10h30 – Cofee Break
10h45 – Palestra: As várias formas de mudar Foz do Iguaçu
11h30 – Apresentação Cultural
12h – Almoço
14h – Abertura – orientação para a discussão nos eixos
14h30 – Discussão em grupos e elaboração de propostas
17h – Cofee Break
17h15 – Inscrição das entidades para organização de comissão para discutir a regularização do Conselho Municipal da Juventude nos segmentos: Entidades, Trabalhadores e Usuários ou Organizações de Usuários;
17h30 – Reunião dos facilitadores para o fechamento das propostas dos Grupos de Trabalhos;
18h – Entrega das diretrizes e propostas elaboradas pelos Grupos de Trabalhos à Comissão Organizadora e das Moções de acordo com o Regimento Interno da Conferencia.
18h30 – Encerramento do dia
19h – Apresentação Cultural – Bandas de rock e Grupos de Hip Hop
30 de agosto de 2015 – Domingo
8h – Recepção dos participantes
9h – Cofee Break
9h30 – Plenária Final com deliberação das propostas dos grupos de trabalhos a fim de fixar diretrizes para a Política da Juventude
11h – Eleição, apresentação e referendo dos Delegados governamentais e Delegados representantes da sociedade civil para a Conferência Estadual da Juventude
11h30 – Apresentação Cultural
12h – Encerramento