No mês de abril deste ano o vereador Luiz Queiroga encaminhou um requerimento, a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná – SANEPAR/Foz, solicitando a possibilidade de estudos técnicos que possibilitem a implantação da rede de esgoto doméstico nas ruas do bairro Jardim Veneza.
Em resposta, a empresa de saneamento não tem condições e viabilidade técnica para a coleta do esgoto, sendo necessária à implantação de uma elevatória para transportar o fluxo até um ponto onde há atendimento.
Em ofício encaminhado ao gabinete do vereador, a SANEPAR alega ainda que “a Unidade de Projetos e Obras do Sudoeste, não possui projeto e nem previsão de implantação de rede coletora de esgoto no bairro, nem tão pouco recurso garantido para esta demanda dentro do plano plurianual de investimentos 2014 – 2019”, declara a empresa no documento.
Para Queiroga, a resposta não foi satisfatória, uma vez que, segundo ele “o saneamento básico é um dos principais sistemas de infraestrutura urbana, e está diretamente relacionado com a preservação do meio ambiente e com a saúde da população”, relatou o vereador ao comentar o teor do ofício.
O Parlamentou lembrou que no início do ano de 2015, a SANEPAR/Foz anunciou o investimento na casa de R$ 80 milhões em infraestrutura na cidade. Ele deverá solicitar uma intervenção ao Poder Público para que o bairro jardim Veneza seja atendido em plena totalidade, uma vez que “a falta de tratamento dos esgotos podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas”, finalizou.
O ofício encaminhado ao gabinete do Vereador Luiz Queiroga, foi assinado pelo Coordenador de Redes da Unidade Regional de Foz do Iguaçu – SANEPAR/Foz, Luiz Aparecido Sposito.