A Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR realizou nesta quinta-feira (27) doação de cabelo humano para a Associação de Senhoras Rotarianas de Umuarama/PR, que conta com o projeto “Banco de Perucas”.
Este projeto tem como objetivo confeccionar perucas para mulheres diagnosticadas com câncer e que estão em tratamento quimioterápico. Mais adiante, estas perucas serão disponibilizadas, também, no Hospital do Câncer, com previsão de ser inaugurando ainda no final deste ano.
Ao todo, foram doados 249 kg de cabelo, totalizando o valor aproximado de R$ 380 mil. Esse cabelo tem origem em várias apreensões realizadas nesta região de fronteira. Os cabelos são em sua maioria provenientes da Índia e nas circunstâncias das apreensões estavam sendo trazidos irregularmente para o Brasil.
A doação de mercadorias apreendidas para entidades sem fins lucrativos é uma das formas de destinação prevista em lei, sendo que as outras modalidades são incorporação a órgãos da administração pública de nível federal, estadual e municipal, realização de leilões e destruição.
No caso do cabelo humano, a doação para entidade sem fins lucrativos atende a uma função social importante, pois propicia o aumento da autoestima dessas mulheres que passam por situações adversas.
(ACG)