Treze velejadores do Brasil e da Argentina participaram no último fim de semana do Campeonato Paranaense de Laser Radial de organizado pelo Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), em Foz do Iguaçu. A equipe do Projeto Velejar é Preciso do ICLI disputou a competição estadual com três velejadores de Maceió, um velejador de Florianópolis e outros três da cidade argentina de Posadas.
Vencendo três das cinco regatas realizadas, o grande campeão paranaense de 2015 foi o velejador do ICLI, Andrey Godoy. O argentino Frederico Cabello, de Posadas, conquistou o vice-campeonato, seguido de Nalton Coelho, de Florianópolis. A argentina Victória Castaño venceu no feminino.
“A disputa foi acirrada e de excelente nível técnico entre os velejadores. No primeiro dia, os ventos de 10 a 15 nós favoreceram a equipe do ICLI. Já no segundo dia, os ventos mais fortes (com até 20 nós) exigiram mais técnica e resistência física dos velejadores, favorecendo os atletas com maior peso”, avalia Michel Bueno, professor do Projeto Velejar é Preciso do ICLI.
Para os velejadores de Maceió e Florianópolis a participação no Paranaense de Laser Radial fez parte da programação de turismo em Foz do Iguaçu. “Estive aqui na competição de 2007 com a família para participar de outra competição de vela e conhecer as atrações turísticas. Decidi voltar para revisitar os atrativos e velejar no Lago de Itaipu com meu filho e meu sobrinho. O ICLI está de parabéns pela organização deste campeonato com excelente nível técnico e bem prestigiado pelos velejadores de outros estados e da Argentina”, comenta o velejador Aldo Guimarães.
Próximos eventos no ICLI – Os alunos das classes Optimist, Laser e Hobie Cat 16 continuam treinando com objetivo de melhorar a participação no campeonato brasileiro em janeiro do próximo ano. Antes disso, os alunos com até 14 anos participam do Campeonato Paranaense de Optimist, nos dias 12 e 13 de setembro.
Projeto Velejar é Preciso – Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. O projeto é para jovens de 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.
Assessoria (Fotos: Joaquin Ayala Torales e Sônia Mendonça)