Durante a próxima semana, voluntários da Copel vão às ruas em todo o Paraná para disseminar orientações à população sobre o uso seguro da eletricidade. Na segunda-feira, dia 24, começa a 10ª Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica, que reúne ações de empresas de todo o país, sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
A campanha promove palestras, distribuição de material informativo e orientações para prevenir os acidentes com choque elétrico no Brasil, atuando em seis frentes principais: construção civil, área rural, poda de árvores, furto de energia, instalação de antenas e cuidado com as pipas. A definição dos temas é norteada pela estatística dos acidentes mais frequentes em diferentes regiões do país.
O amplo trabalho de conscientização mostra bons resultados, já que as taxas de frequência e gravidade dos acidentes com a comunidade diminuem, em média, 3,5% ao ano, no Brasil. Em 2014, a Abradee registrou no país 777 acidentes com choque elétrico, dos quais 299 foram fatais. A maior parte dos acidentes graves e fatais acontece na construção civil. Foram 236 acidentados nesse segmento (30% do total de acidentes). Desses, 64 foram fatais.
Para fazer com que a orientação chegue à comunidade, os voluntários da Copel visitarão canteiros de obras, cooperativas, lojas de matérias de construção e de maquinários agrícolas, escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas. A mensagem contida nas cartilhas e folhetos será reforçada também através de mais de 300 emissoras de rádio e nos postos de atendimento da Companhia. Em Curitiba e região, a abertura terá ações em terminais de ônibus. Em Londrina, a segunda-feira terá orientações no calçadão e orientações aos consumidores rurais. Maringá inicia o evento neste sábado, 22, com distribuição de materiais em alusão ao Dia Nacional da Construção Civil.
A expectativa da organização nacional é atingir uma população de cerca de 120 milhões de habitantes em todo o país, mostrando que atitudes preventivas, como manter uma distância segura da rede elétrica, são fundamentais para evitar acidentes.
Evite acidentes
Cuidados simples podem evitar acidentes graves. Conheça abaixo quais são as medidas que ajudam a diminuir os riscos de choque elétrico.
Área Rural: Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, guardando distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário. Os estais – fios que auxiliam a sustentação do poste – nunca devem ser retirados. Deve-se realizar o correto aterramento das cercas elétricas, cuidados de distância entre o sistema de irrigação e a rede elétrica, além da prevenção de queimadas.
Construção ou Manutenção Predial: Ao construir ou reformar, mantenha distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço e, sempre que preciso, entre em contato com a Copel. A distância mínima recomendada para trabalhos sem intervenção entre a obra e a rede elétrica é de cinco metros.
Poda de árvores: A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Não plante árvores de grande porte próximo à rede elétrica e, se for preciso podar galhos perto da rede, entre em contato com a Copel.
Pipas: Oriente as crianças a jamais usar materiais metálicos ou cerol na confecção do brinquedo e, caso a pipa fique presa à rede elétrica, não tentar resgatá-la. O ideal é brincar sempre longe dos fios de energia elétrica.
Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e procure efetuar o serviço quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
Assessoria