O Ministério da Educação autorizou 30 novas vagas para concurso de docentes para o curso de Medicina da UNILA, bem como ampliou a pontuação do Banco de Professor Equivalente da instituição. Essas liberações de vagas ocorreram dentro do Programa Mais Médicos, voltado para a expansão e a melhoria da formação médica no Brasil. No total, o MEC liberou 880 vagas para as universidades federais que abriram novas vagas nos cursos de Medicina ou criaram faculdades nas áreas, após a criação do programa. O Banco de Professor Equivalente é instrumento criado que dá autonomia às universidades quanto a realização de concurso e provimento de vagas nos limites estabelecidos.
A UNILA foi uma das instituições que recebeu maior número de vagas. Atualmente, 17 docentes no curso de Medicina estão atuando desde o segundo semestre de 2014, quando o curso teve início. A UNILA oferta 60 vagas para estudantes em seu processo seletivo, sendo metade para candidatos brasileiros (cuja seleção é feita via Sisu) e metade para estudantes de outras nacionalidades. A implantação do curso de Medicina na UNILA derivou de uma pactuação com o MEC em 2014, que se soma à pactuação de 2010, ano de criação da instituição.
Além das vagas de Medicina, o MEC também autorizou concurso e provimento de uma vaga para docente titular livre, cuja proposta de regulamentação está em andamento.
Unila