Aprovado em primeira discussão na sessão da última terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto que pretende batizar a nova trincheira de Foz do Iguaçu com o nome de Viaduto Governador José Richa. O projeto de lei da deputada Cláudia Pereira (PSC) causou discussão na cidade, dividindo a opinião dos moradores sobre a homenagem. O projeto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão e sancionado pelo executivo.
A obra é uma reivindicação da comunidade iguaçuense, que há mais de 30 anos espera a ligação entre as zonas norte e sul da cidade pela Avenida Paraná, que é cortada pela BR 277.
A obra foi iniciada pelo governo do estado em abril de 2013, mas foi paralisada em dezembro de 2014. Em março de 2015 o governo e a concessionária entraram em um acordo para terminar a obra, que foi retomada em abril. A obra orçada inicialmente em R$ 8 milhões, recebeu aditivos e chegou ao valor de R$ 12 milhões.
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que a obra finalizada será entregue no próximo sábado, 15 de agosto. A inauguração oficial deverá acontecer no dia 20, com a presença do governador Beto Richa.
José Richa
Nascido no estado do Rio de Janeiro, ainda jovem mudou-se para o Paraná, onde se formou em Odontologia pelaUniversidade Federal do Paraná, em 1959.
Em 1962, foi eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão e, após o golpe militar de 1964, filiou-se aoMovimento Democrático Brasileiro (MDB), tendo sido um de seus fundadores. Foi reeleito em 1966. Em 1970, foi candidato a senador. Dois anos depois, foi eleito prefeito de Londrina, ficando no cargo entre 1973 e 1977. Em1978, foi eleito senador da república.
Nas eleições de 1982, Richa foi eleito governador do Paraná. No mandato, desenvolveu projetos sociais, engajando-se também na campanha das eleições Diretas Já para a Presidência da República.
No início de maio de 1986, afastou-se do governo paranaense para candidatar-se a uma vaga no Senado Federal. Eleito pela segunda vez, deixou o PMDB em 1988 para ser um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 1990, concorreu ao governo do Paraná, ficando em 3º lugar. Richa cumpriu mandato no Senado até 1995, quando voltou a dedicar-se às atividades empresariais.
Teve três filhos: José Richa Filho, Adriano Richa e Carlos Alberto Richa, mais conhecido como Beto Richa. Morreu em Curitiba, em 17 de dezembro de 2003.