O próximo passo para o retorno da Copa Sul – Minas marcada, dia 21 de agosto, em Belo Horizonte, quando acontece um encontro entre os principais clubes interessados na competição. O encontro anterior aconteceu na sexta-feira (7), com representantes desses clubes, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
A pauta da reunião foi para acertar as datas das partidas, para que não coincidam com jogos de outras competições, como Estaduais e Libertadores. Outra questão tratada foi sobre quem serão os participantes do torneio e quais serão os parceiros comerciais.
Depois da reunião, o vice-presidente do Coritiba comentou em uma entrevista coletiva que foram conciliadas todas as necessidades dos clubes, federações estaduais, CBF e possíveis parceiros comerciais. Houve uma preocupação com o não enfraquecimento dos estaduais que, para Macias, até pode ser beneficiado com o fortalecimento dos clubes do interior.
Participantes
Provavelmente o campeonato contará com 14 participantes, sendo três de cada Estado (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) além a dupla Fla-Flu. A ideia é que cada federação conte com dois participantes fixos, mais um time a ser classificado via estadual ou pelo ranking da CBF. Os times garantidos no torneio seriam Coritiba, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional.
Existe ainda uma indefinição acerca dos critérios para a escolha dos times que disputarão a Copa Sul-Minas em Santa Catarina.
Estiveram presentes na reunião os dirigentes do Grêmio, Internacional, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Flamengo e Fluminense.
Fonte: Redação em Campo/Luis Muggiati