Na noite de segunda-feira, 10, o prefeito Reni Pereira assinou a ordem de serviço para o início das obras de revitalização de pavimentação asfáltiva na estrada rural do Alto da Boa Vista. A recuperação da pavimentação e melhorias no local é uma reivindicação antiga dos moradores e produtores.
Com extensão de cerca de dez quilômetros, a estrada Alto da Boa Vista é uma das principais estradas rurais de Foz do Iguaçu e via de escoamento diário da produção da agricultura familiar.
Segundo o prefeito, Reni Pereira, mais de trezentas famílias que residem na comunidade rural serão beneficiadas com as obras na estrada. O prefeito salientou que foi muito difícil de conseguir os recursos, mas como era um compromisso assumido, não mediu esforços até conseguir. “Desde o primeiro dia de governo eu disse que iria me empenhar e me empenhei. No dia 31 de dezembro eu estava em Brasília para garantir esse recurso. Sei da luta da comunidade e da necessidade dessa pavimentação e hoje estamos aqui para anunciar o início das obras”, disse o Prefeito .
O prefeito ainda anunciou a instalação de um posto de atendimento dos Correios. Os moradores ganharão também sinal de internet e uma lixeira coletiva, para que a coleta dos resíduos orgânicos seja feita de forma correta na comunidade.
Para Valéria dos Campos, moradora há 51 anos da comunidade Alto da Boa Vista, é um grande privilégio saber que as obras irão começar. “Nós dependemos para tudo da estrada, os estudantes dependem dessa estrada, os produtores para escoamento da produção, enfim, estou muito feliz, depois de vários anos de luta e de vários movimentos para cobrar por esta melhoria vem o Reni e se mostra interessado em nos atender”, disse a moradora.
A EMPRESA
A empresa Pavimentações e Terraplenagens Schmiti ltda- itax- de Guarapuava, foi à vencedora da licitação para execução e recuperação de pavimentação asfáltica, na estrada. O serviço será realizado num trecho de cerca de cinco quilômetros entre o bairro Três Lagoas, tendo como referência a igreja daquela região, até a entrada da Vila Vitorassi, no limite com o município de Santa Terezinha de Itaipu. O investimento previsto para a obra, que era de R$ 1.432 milhões com contrapartida do município, será realizado pelo valor de R$ 1.210 milhões.
SERVIÇOS
Os serviços incluem demolição e recuperação da base existente e sub-base, revestimento e tratamento da superfície e pavimentação asfáltica. Ciente das necessidades e urgência de que essa reivindicação dos produtores que vivem naquela área rural, o prefeito Reni Pereira, esteve em Brasília, no dia 31 de dezembro de 2014. Com isso ele conseguiu que a verba fosse empenhada agora em 2015. A liberação desse recurso faz parte e está incluído no projeto do Ministério da Agricultura de recuperação de asfalto rural. Os outros cinco quilômetros da estrada que não foram contemplados com essa verba estão incluídos em outro projeto que vai abranger aquela região.
As máquinas já trabalham no local.