O Rally dos Sertões 2015 chegou ao fim neste sábado (8), em Foz do Iguaçu, com o título da categoria carros indo para as mãos da experiente dupla formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. O piloto e navegador da equipe Divino Fogão Rally Team lideraram a 23ª edição da prova de ponta a ponta e finalizaram suas participações, após 2.855,79 quilômetros de percurso, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados, em quatro estados (GO, MS, SP e PR), na primeira posição na geral e na categoria T1 FIA. O evento contou com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Após vencerem a primeira etapa, Varela e Gugelmin não se desgarraram mais do primeiro lugar na classificação geral. Administrando o Toyota a cada percurso, que passou por oito cidades, os campeões totalizaram o tempo de 14h53min25s. Na última especial da competição, disputada hoje, entre Umuarama (PR) e Foz do Iguaçu (PR), em 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados, eles fecharam o dia com vitória. “Esse ano deu tudo certo deste o princípio. Conseguimos ter uma vantagem logo no começo do rali e soubemos utilizá-la. Chegamos sem problemas, sem penalizações. Foi um rali perfeito”, destaca Gugelmin.
Moto
O paulista Jean Azevedo conquistou neste sábado (8), e o hexacampeonato (1995, 2000, 2002, 2004, 2005 e 2015) das motos no Rally dos Sertões, prova considerada a mais importante off-road do país. Após sete dias, passando por oito cidades, em quatro estados (GO, MS, SP e PR), e 2.855,79 quilômetros rodados, sendo 1.508,60 km de trechos cronometrados, o piloto da Equipe Honda Mobil venceu a batalha pelo título da categoria e ainda colocou seu nome na história da competição como maior vencedor nas duas rodas.
Quadriciclos
O maranhense Marcelo Medeiros assegurou o bicampeonato dos quadriciclos no Rally dos Sertões. O piloto da Taguatur Racing confirmou o favoritismo na categoria ao vencer seis das sete etapas realizadas na 23ª edição da prova, que teve percurso de 2.855,79 quilômetros, sendo 1.508,60 km de trechos cronometrados, viajando pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
No último trecho da 23ª edição, que foi disputado entre as cidades paranaenses de Umuarama e Foz do Iguaçu, o maranhense mais uma vez sobrou. Fez o melhor tempo no trajeto de 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados, em 1h23min10s, pouco mais de dois minutos e meio de diferença para Pedro Costa, da QuaTrilha do Cerrado Rally Team, segundo colocado do dia e que ficou com o vice-campeonato.
UTVs
Depois de dois anos consecutivos batendo na trave, com problemas nas últimas especiais, que o fizeram dar adeus às condições de serem campeões, Bruno Sperancini e Lourival Roldan deixaram a “zica” de lado e conquistaram o título da categoria UTVs do Rally dos Sertões. Em uma prova que teve duração de sete dias e marcada pela regularidade, a dupla da Prominas Racing foi responsável pela melhor estratégia e concluiu os 2.855,79 quilômetros de percurso, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados, em quatro estados (GO, MS, SP e PR), na primeira posição, com o tempo total de 17h51min10s.
SMEL (Foto: Marcelo Machado/Arena/VIPCOMM)