O Paraná recebe, nesta sexta-feira (7), o Rally dos Sertões, maior evento off road do país. Os 183 participantes, que partiram de Goiânia no dia 1º de agosto e encararam os 2.875 quilômetros de prova (com 1.508 quilômetros cronometrados), passam por Umuarama, no Noroeste do Paraná, depois de percorrerem municípios de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
De Umuarama, o destino é Foz do Iguaçu, ponto final da competição na edição deste ano. A chegada será sábado (8) e o governador Beto Richa participará do evento de recepção dos competidores.
Em sua 23ª edição, é a primeira vez que o Rally dos Sertões vem aos estados do Sul. Os pilotos – e navegadores – são divididos em quatro categorias – Motos, Carros, Quadriciclos e UTVs (espécie de buggy).
A prova, que é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, terá no Paraná um percurso rápido, disputado em piso predominante de cascalho e piçarra, com passagens por serras e canaviais.
O secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, destaca a importância do evento para o Paraná. “O Rally dos Sertões é notícia no mundo todo e essa divulgação, com certeza, vai contribuir bastante para o fortalecimento do turismo em nosso estado”, afirma o secretário. Além do apoio institucional, a Secretaria também auxilia na logística da prova durante todo o percurso.
Box 1
CONFIRA COMO SERÁ A PASSAGEM DO
RALLY DOS SERTÕES PELO PARANÁ
6ª etapa – 07/08
Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km
Após uma travessia de balsa, o Rally dos Sertões entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira, bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa.
A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.
7ª etapa – 08/08 – Umuarama- Foz do Iguaçu
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km
Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha.
Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É, sem dúvida, a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até a final, em Foz do Iguaçu.
Box 2
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA COMPETIÇÃO
O Rally dos Sertões 2015 chegou à metade nesta quarta-feira (5) com a Equipe Honda Mobil na liderança da categoria motos. Mesmo com nova adversidade, o piloto Jean Azevedo segurou a ponta da categoria no acumulado após a quarta etapa, realizada entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS), em 426,78 quilômetros, sendo 240,06 km de trechos cronometrados.
O paulista terminou a especial na segunda posição, atrás do vencedor Ramon Sacilotti, mas lidera no acumulado com 1min37s de vantagem sobre o rival.
QUADRICICLOS – A cada dia que passa Marcelo Medeiros aumenta sua soberania nos quadriciclos do Rally. Depois de perder no dia anterior a invencibilidade, o maranhense se recuperou, voltou a vencer nesta quarta-feira (5) e manteve a vantagem confortável na corrida pelo bicampeonato da prova.
O piloto da Taguatur Racing terminou a quarta etapa, que contou com 426,78 quilômetros, sendo 240,06 km de trechos cronometrados, entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS), com o tempo total de 3h25min20s, 54 segundos a frente do segundo colocado Pedro Costa.
FAMÍLIA – A família Varela conseguiu um importante feito no Rally dos Sertões 2015. Pai e filho venceram nesta quarta-feira (5) uma mesma especial, em categorias diferentes. Essa marca aconteceu no trecho de 426,78 quilômetros, sendo 240,06 km de trechos cronometrados, entre São Simão (GO) e Três Lagoas (MS), onde Reinaldo Varela ampliou a vantagem na liderança da categoria carros e ainda viu seu filho caçula Bruno, estreante na prova, vencer nos UTVs.
AEN