

Nesse dia 10 de agosto, comemora 161 anos de criação da Polícia Militar do Paraná, através da Lei nº 7, de 1854.
Particularmente na costa oeste paranaense, a Polícia Militar se faz presente desde 1884, onde aqui havia apenas um policial. Através do Decreto 5.404 de 08 de Maio de 1985 a Foz do Iguaçu e alguns municípios da região oeste do Paraná passaram a contar com o 14º Batalhão da Polícia Militar, o qual tinha sobre sua responsabilidade 20 municípios e uma população estimada em mais de 500.000 habitantes. Hoje o batalhão atua em 7 municípios.
As Polícias Militares, em todos os Estados do Brasil, têm como objetivo realizar o policiamento ostensivo preventivos.
Atualmente, a Gloriosa está nos 399 municípios do estado do Paraná, em todo tipo de ambiente, através dos diversos tipos de policiamento aplicados pela nossa Corporação.
O policiamento de trânsito reforçando o combate à criminalidade nesse ambiente e melhorando a fluidez e a fiscalização do tráfego de veículos nas ruas. O policiamento ambiental atuando na preservação e conservação ecológica através de ações de fiscalização e controle nas áreas de ilícitos ambientais, assim como na educação ambiental. O policiamento de fronteira que visa fortalecer o policiamento preventivo e repressivo no combate ao crime nos municípios que fazem divisa com outros países. O policiamento de guarda e escolta realiza o policiamento e a guarda externa de várias Penitenciárias e Cadeias de todo Estado, e realiza, ainda, escolta de presos para audiências judiciais, hospitais, delegacias, entre outros locais, em qualquer município do Paraná.
Fica destacado, que, no presente, a PMPR, indiferente de qual o tipo de policiamento aplicado, busca consolidar o policiamento comunitário, sua filosofia e estratégia que une a todos em prol de uma qualidade de vida e de uma segurança adequada.
Só em 2015 foram, até o final de julho, 8376 atendimentos realizadas por policiais militares do 14ºBPM, quase 100 armas apreendidas, e toneladas de entorpecentes apreendidos. Os índices de apreensões seguem extremamente positivos, e os índices de crimes são diminuídos ano a ano. Até o mês de julho de 2015 foram registrados 42 homicídios atendidos pela polícia militar, sendo que no mesmo período do ano anterior tivemos 53.
Além de comemorar o aniversário da Polícia Militar, o momento atual é de valorizar também os excelentes resultados alcançados neste ano.