Estão abertas, até 23 de agosto, as inscrições para a segunda edição do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), neste ano. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a UNILA, que é um dos postos aplicadores, está oferecendo 120 vagas, definidas por ordem de inscrição. As provas, oral e escrita, serão realizadas entre os dias 20 e 22 de outubro, em local e horários a serem definidos.
Os candidatos devem ficar atentos também à necessidade de encaminhar a cópia do documento de identificação e do comprovante de inscrição até o dia 23 de agosto, pelo e-mail celpebras@unila.edu.br. O documento enviado deverá ser o mesmo informado no preenchimento dos dados na etapa inicial. Não haverá cobrança de inscrição para esta aplicação. Este é o último exame a ser realizado em 2015. Podem participar estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima tem de ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. Os resultados devem ser divulgados no dia 14 de dezembro.
O exame é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e em instituições de ensino, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação e, ainda, para a validação de diplomas. Para o professor de Línguas e coordenador do Celpe-Bras na UNILA, Henrique Leroy, o exame atende, principalmente, a comunidade acadêmica e a da região trinacional. “Este exame é, também, um importante instrumento de política linguística de promoção e valorização da língua portuguesa”, explica Leroy, lembrando que esta é a quarta vez que a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Institucionais (PROINT), aplica o exame. Os candidatos que fizeram as provas em maio, podem conferir os resultados pela internet, no portal do Inep.
Além da UNILA, o Paraná tem outros dois postos aplicadores: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Unila