Usuários que buscam informações sobre habilitação, veículos, multas ou infrações, contam com uma nova tecnologia na central de atendimento telefônico. O Departamento de Trânsito do Paraná lançou a nova Unidade de Resposta Audível (URA), o que permite maior navegabilidade por parte do usuário na hora de procurar pelos serviços da autarquia, diminuindo a burocracia e agilizando as solicitações.
A nova Unidade faz parte de um projeto de reformulação no atendimento para facilitar a prestação de serviço ao cidadão paranaense. “Estamos sempre prontos para atender o usuário, seja presencialmente, online ou pela central de atendimento telefônico – que funciona 24 horas, sete dias na semana e com ligação gratuita. É possível fazer consultas de taxas, processos de habilitação e veículos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
O sistema text to speech (TTS), do inglês, texto para voz, foi utilizado para que todos os comandos sejam dados por voz, facilitando o atendimento ao usuário.
Em 2014, foram 971.208 ligações recebidas pela central de atendimento telefônico do Detran – o que representa 80.934 por mês ou 2.698 por dia. O tempo médio de cada atendimento é de 3min45s. Já o tempo médio de espera para ser atendido é de 1min30s.
Entre janeiro e junho de 2015, 696.371 ligações foram recebidas pela central – média de 116.061 por mês ou 3.868 por dia. Atualmente, o Departamento possui 60 operadores atuando nos horários de pico.
Uma das novidades é que os telefonistas foram divididos em áreas específicas de atendimento (habilitação e veículos) para tornar o atendimento especializado.
SERVIÇOS – Pelo telefone é possível consultar uma série de serviços de habilitação e veículo e pedir informações. As dez principais solicitações são: transferência de propriedade; renovação da CNH; consulta ao envio do licenciamento; telefones úteis; consulta ao envio da habilitação; consulta de débitos; como pagar licenciamento; curso de reciclagem; e segunda via do Certificado e Registro de Veículo (CRV).
MELHORIAS – Em 2014, o Detran deu início ao projeto de transferência das chamadas telefônicas das 101 Ciretrans e postos para a central de atendimento, o que aumentou a qualidade nos serviços prestados presencialmente e deu agilidade para quem busca informações por telefone.
CONTATO – Consultas, informações e solicitações devem ser feitas à central de atendimento telefônico do Departamento de Trânsito do Paraná pelo número 0800 643 7373. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas, inclusive finais de semana e feriados.
AEN