Por assessoria
O diretor administrativo da Coodetec e presidente da Braspov (Associação Brasileira de Obtentores Vegetais), Ivo Carraro, iniciou os trabalhos nesta quarta-feira (05) no XXIX CBA (Congresso Brasileiro de Agronomia), que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, com uma palestra sobre: “Associar e cooperar – Os desafios profissionais frente às novas tecnologias”.
Para Ivo, os engenheiros agrônomos e os profissionais da cadeia produtiva devem sempre se atualizar e trabalhar em conjunto, numa grande cooperação em busca das melhores soluções.
Carraro fez uma reflexão sobre a necessidade que os profissionais de modo geral, não só da agronomia, têm de se integrar e associar para resolver grandes problemas. “Um exemplo é a questão da erosão, com programa das microbacias e o plantio direto, que deu muito trabalho para ser implantado, mesmo com a participação e cooperação de todos, tanto de entidades públicas como as privadas”, disse.
Quando Ivo aborda o tema cooperação, ele explica que não está diretamente relacionado às cooperativas. “Integrar e associar para gerar grandes soluções. A atitude da cooperação em si é fundamental, sem necessariamente estar vinculada às cooperativas. Juntos somos mais fortes”, explicou.
Além do trabalho conjunto, Carraro ressalta que os profissionais da cadeia produtiva, principalmente os engenheiros agrônomos, devem sempre estar em constante busca de atualizações. Porém, nunca esquecer do passado. “O principal desafio agora é saber lidar com o avanço rápido das tecnologias, se informar bastante e ser eclético, mas nunca esquecer dos aprendizados históricos. No plantio direto, por exemplo, já tem muita gente relaxando. Precisamos resgatar o manejo de pragas mesmo com o plantio de culturas resistentes. Essa filosofia do manejo integrado tem que ser mantida”.