O Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil está apurando a acusação do Paraguai de que Exército brasileiro invadiu o território paraguaio durante operações de combate a delitos na fronteira.
Segundo o ministério, o embaixador brasileiro em Assunção, José Felício, entregou, no final da tarde de segunda-feira (3), ao chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, uma nota ao governo paraguaio. “A nota brasileira informa que o governo do Brasil está apurando os fatos relatados pelo governo paraguaio, dentro do permanente compromisso brasileiro de zelar pela inviolabilidade e segurança da fronteira comum e reafirma o desejo de intensificar a cooperação bilateral no combate ao crime organizado transfronteiriço”, diz o comunicado do Itamaraty.
O embaixador brasileiro em Assunção foi convocado na sexta-feira (31) pelo chanceler paraguaio para receber uma nota diplomática sobre o episódio.
De acordo com a nota da chancelaria paraguaia enviada ao governo do Brasil, uma troca de tiros entre contrabandistas e militares brasileiros e paraguaios, no Rio Paraguai, teria ocorrido na terça (28) e quarta-feira (29), próximo à cidade de Salto del Guaira, localizada perto da fronteira entre os dois países. Segundo o governo do Paraguai, militares brasileiros teriam identificado seis embarcações de contrabandistas com mercadorias que seriam trazidas para o Brasil.
EBC