Por assessoria
Um carro movido a “titica” de galinha, da frota da Itaipu Binacional, fará parte da exposição “Do Passado ao Futuro”, organizada pela Revista Sobre Rodas, no Cataratas JL Shopping, de 7 a 30 de agosto. O evento conta com o apoio da Ric TV Record.
Por fora o carro, um Fiat Siena Tetrafuel, é idêntico ao modelo comercializado pela marca. O diferencial está sob o capô. O combustível que faz o automóvel andar é o biometano, um gás não poluente, derivado da transformação de dejetos da produção agropecuária, como da galinha e do porco.
O automóvel tem dois cilindros com capacidade para 13 metros cúbicos cada. Como o veículo pode rodar aproximadamente 15 quilômetros com cada metro cúbico, a autonomia chega a quase 400 quilômetros abastecido apenas com o biogás.
O metano utilizado para abastecer o Grand Siena é produzido em um biodigestor na Granja Haacke, em Santa Helena – município a 100 quilômetros da fronteira. Depois de filtrado e envasado, o gás é trazido em cilindros para Foz do Iguaçu.
O filtro instalado na granja em Santa Helena, para separar os gases carbono e sulfídrico, garante um grau de pureza de 98% do biometano, dentro do que prevê a resolução 23 da ANP para biocombustíveis. Cada metro cúbico de biogás utilizado reduz em até 21 vezes a quantidade de dióxido de carbono lançado na atmosfera.
No Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi instalado um posto especialmente para o abastecimento, projetado pelos técnicos e engenheiros da ER.GB e do Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás (CIBiogás-ER).
Passado
Ao lado do carro movido a biometano, os visitantes poderão conferir carros antigos, desde a década 20, como Ford “Baratinha”, o Chevrolet Maverick, o Chevrolet Impala, o Volkswagen Karmann Ghia, o Volkswagen MP Lafer, Rolls Royce, DKW Candango, além dos tradicionais Fiat 147, Volkswagen Gol e Fusca.
Exposição
A primeira edição “Do Passado ao Futuro”, realizada em agosto de 2014, recebeu no Shopping mais de 30 mil crianças, homens, mulheres, jovens e idosos de várias partes do Brasil, como também turistas do Paraguai, da Argentina e até de Portugal.
Mais informações pelo telefone (45) 9123-5461 ou email: revistasobrerodas@hotmail.com