Neste final de semana, foi disputada a última etapa do Campeonato Nacional Juvenil de Rugby 2015, no qual a Seleção Paranaense conquistou o almejado titulo de Campeã Brasileira na categoria M19. Na categoria M17, os paranaenses também obtiveram um ótimo resultado, ficando em segundo no ranking nacional.
A Seleção M19 conquistou o título com oito atletas do Curitiba Rugby em seu plantel sendo que cinco desses atletas são revelações do Projeto VOR – Vivendo O Rugby, que há sete anos atende crianças de escolas públicas municipais e estaduais em contra turno escolar. Já na seleção M17, vice-campeã brasileira, 14 atletas são do Curitiba Rugby (11 são oriundos do Projeto VOR).
Mas o sucesso dos juvenis paranaenses não se restringe ao Brasil, pois três deles estão na Seleção Brasileira disputando os principais campeonatos juvenis do mundo: Thiago Henrique Evaristo, Douglas Rauth e Federico Padilla.
Recentemente, Thiago e Douglas também foram convocados para representar o CONSUR, que agora se chama “Sudamerica Rugby”, formado pela união dos países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Em entrevista, Douglas Rauth, que conheceu o rugby aos 15 anos através do Projeto VOR, comentou: “Chegar à seleção brasileira era um sonho distante que se concretizou rapidamente”. E como os sonhos não têm limites, principalmente para um rugbier, Douglas agora sonha em conseguir um intercâmbio com uma da melhores seleções de rugby no mundo, como a da Nova Zelândia, Austrália ou Inglaterra.
Fonte: Assessoria CRC (Fotos: Fotojump – Divulgação CBRu)