A ultramaratonista Carmem Aparecida Araujo está contando os dias para participar de uma prova especial. No dia 8 de agosto, ela disputará a terceira edição dos 80 km da Ultramaratona Morretes-Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. O evento é considerado único e diferenciado no calendário de provas de longa duração, constituindo-se em uma prova de alto desgaste físico. Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a representante da Associação dos Corredores de Rua de Foz do Iguaçu (Acorrefoz) está entre as inscritas na categoria 40-44 anos, que premiará os três primeiros colocados nos naipes masculino e feminino. O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial de uma maratona.
Em uma conversa com o secretário de Esporte de Foz, Anderson de Andrade, Carmem contou que iniciou nas corridas há quase cinco anos quando participou da Corrida da Marinha (5 km), terminando a prova em segundo lugar. A agente educacional II, que trabalha no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no Jardim América, disse que a primeira ultramaratona foi em 2014, quando disputou a Supermaratona Cidade do Rio Grande (RS), fato repetido em março deste ano. “Comecei correndo 5 km e fui aumentando gradativamente as distâncias até passar dos 50 km. Minha preparação para essa corrida está sendo muito boa e espero conseguir um bom resultado no dia 8. Participar de uma ultramaratona é quebrar seus próprios limites, é superação, é puro desafio”, explicou.
O secretário Anderson de Andrade destacou o esforço e a dedicação dos atletas que representam o município em várias modalidades, enaltecendo o comprometimento com o esporte demonstrado por Carmem. “Falando com ela facilmente entendemos o amor que ela tem pelas corridas. Todo o empenho que a Carmem dedica ao esporte serve como inspiração e um motivo de alegria para todos nós. Por se tratar de uma ultramaratonista, é importante mencionar a coragem demonstrada, pois sabemos que correr uma distância tão longa não é tarefa fácil de ser encarada e realizada. Estaremos torcendo para que a Carmem ultrapasse mais esse desafio”, concluiu Andrade.
SMEL