Sessenta e quatro presos fugiram do 4º Distrito Policial de Londrina na noite de domingo (26). Segundo o delegado-chefe, Sebastião Ramos dos Santos Neto, o local estava superlotado, com 114 detentos – a capacidade é para 24 presos. Pelo menos 24 já haviam sido recapturados pela polícia até as 8h50 desta segunda-feira (27).
Segundo informações da Polícia Civil, no momento da fuga, dois investigadores estavam no local. Por volta das 20 horas, um deles saiu para buscar uma marmita. No período de ausência de um carcereiro, o outro precisou entregar um remédio para um dos presos. Ao passar o medicamento pela grade, o investigador foi rendido pelo detento, que estava armado. Ele foi atingido por um ferro na cabeça.
Antes de deixar o 4º DP, os bandidos vasculharam todo o local e roubaram o que puderam, desde drogas apreendidas, até armas. Eles arrebentaram o portão eletrônico, danificaram as câmeras de segurança e ganharam acesso às ruas. Os fugitivos tentaram levar uma moto de um dos investigadores, mas a deixaram para trás. Ao chegarem à Avenida Dez de Dezembro, começaram a parar os carros que passavam por ali.
Segundo o delegado Sebastião Ramos dos Santos Neto, na última sexta-feira (24), uma revista nas celas resultou na apreensão de drogas e 18 celulares. A polícia suspeita que, nesta ocasião, os presos já estavam com pelo menos uma arma, que não foi localizada.
Balanço
Segundo balanço divulgado pela polícia, os presos roubaram 20 quilos de maconha, uma pistola 40 da PM/SP, uma pistola 9 milímetros, dois revólveres calibre 32, um revólver 38, uma espingarda 36, uma garrucha e uma espingarda de pressão dos cartórios. Computadores foram danificados.
Fonte: Jornal de Londrina