De Itaipu Binacional ao Parque Nacional do Iguaçu. A 8ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR liga dois dos mais belos e importantes cartões postais do Brasil e, no dia 27 de setembro, reunirá em Foz do Iguaçu, atletas de todo o mundo e de todos os estados brasileiros para provas de corrida com diferentes distâncias. Serão provas para todos os tipos de condicionamentos físicos: a prova tradicional com 42.195 m, a maratona em duplas e a corrida de 11,5 km.
A largada já foi dada e a primeira etapa da prova começa com as inscrições. Em apenas 30 dias desde o início das inscrições, mais da metade das vagas foram preenchidas. O radialista de Pato Branco, Fabiano Marangon, foi um dos primeiros a garantir a vaga na maratona. Ele começou a correr em agosto de 2013, após uma decisão por mudança de vida. “Venho de um quadro de obesidade mórbida e, desde que decidi mudar, venho aumentando as distâncias percorridas. Já completei duas maratonas e duas ultramaratonas”, revela o atleta.
Marangon fez a prova de revezamento na última edição da maratona, em 2013, apenas um mês depois de ter começado a correr. “Para quem nunca havia feito provas de rua, com um mês de asfalto fazer revezamento, já é histórico, ao menos para mim.
Comecei a correr em agosto e, em setembro, fiz os 21 km, e em Foz! O trajeto é desafiador, mas o atleta tem todo o apoio necessário para o percurso. Quero ter o privilégio de ver as Cataratas na chegada e, com certeza, vibrar como campeão ao completar os 42 km”, conta.
Quem também não perdeu tempo e foi o primeiro a se inscrever para a prova dos 11,5 km foi o analista de sistemas, Paulo Afonso Martins Franco. “Venho participando de diversas corridas, sempre em São Paulo. Estou ansioso por esta prova, principalmente pela localização, no Parque Nacional do Iguaçu, 100% puro oxigênio. É algo que não existe para quem corre em São Paulo”, apontou Franco, que por motivos de saúde e sobrepeso, começou a correr em 2012 e esta será sua primeira competição no Paraná.
Vagas limitadas
As inscrições para as provas estão abertas até o dia 11 de setembro – ou até o momento em que todas as vagas forem preenchidas – e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.sescpr.com.br/maratona, sendo obrigatória e indispensável a apresentação de atestado médico específico para a prática de atividades físicas. As vagas são limitadas: 700 inscrições para a maratona individual, 200 duplas para a maratona de revezamento e 1.100 vagas para a corrida dos 11,5km.
Durante o percurso da prova, aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo, os atletas terão à disposição postos de atendimento médico, distribuição de água, banheiros químicos, frutas e isotônicos, além de placas de sinalização e policiamento.
Assessoria