Há uma semana um jovem brasileiro e outro paraguaio fugiram da Penitenciária Regional de Cidade do Leste, no Paraguai. Os dois conseguiram escapar aproveitando que o efetivo policial da fronteira havia sido deslocada para Assunção, durante a visita do Papa. Após uma semana de buscas, o corpo do paraguaio foi encontrado boiando na margem paraguaia do Rio Paraná, na altura da cidade de Presidente Franco.
As autoridades paraguaias acreditam que o fugitivo tentou atravessar a fronteira a nado, para chegar ao Brasil. Com a correnteza do rio, o jovem acabou se afogando. Ele foi reconhecido pela mãe, como sendo Gabriel Canete Ferreira, de 20 anos. A identificação foi possível através de uma tatuagem nas costas. Gabriel estava preso acusado de homicídio.
O brasileiro identificado como Fernando Machado, de 18 anos, estava preso por tréfico de drogas e conseguiu nada até o lado brasileiro da fronteira e em seguido informado a família do paraguaio por telefone de que ele havia se afogado.
O corpo de Gabriel foi encontrado por pescadores que trabalhavam próximo ao Marco das Três Fronteiras. Para retirar o corpo da água foi preciso acionar uma equipe de resgate da cidade de Salto del Guairá.