Em Foz do Iguaçu, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) continua investindo para garantir a distribuição de água potável e com qualidade. Seis filtros da Estação de Tratamento do Tamanduá, que abastece cerca de 30% dos moradores, tiveram suas camadas trocadas recentemente. Manutenções como esta tornam mais eficiente o processo de tratamento da água distribuída pela Sanepar.
O total de material substituído foi de 86 toneladas. “Esta troca melhorou o processo operacional, aumentando a taxa de filtração em 25% e diminuindo a frequência da limpeza dos filtros”, explica o coordenador Industrial Luiz Carlos Medeiros. Cada filtro é composto por sete camadas, sendo duas de areia, quatro de seixos rolados e uma de carvão andracitoso. São estas camadas que filtram a água retirando as impurezas.
O coordenador diz ainda que, após esta manutenção, houve redução da turbidez, que indica a quantidade de partículas sólidas da água. De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, não se pode distribuir água com turbidez maior do que 0,50 uT na saída do processo de filtração. A distribuída pela Sanepar tem em torno de 0,30 uT, após filtrada. “Hoje, distribuímos água com valor muito abaixo do que determina a portaria 2914/2001, do Ministério da Saúde. Isto significa que a qualidade da água melhorou”, afirma Medeiros.
A troca do material também aumenta a eficiência no processo de tratamento e contribui para diminuir o consumo de energia elétrica. Com o aumento na capacidade dos filtros e a redução no número de vezes que se faz a limpeza dos filtros, também é menor a necessidade de ligar os equipamentos para este trabalho.
A Sanepar investiu R$ 82 mil em material e equipamentos. Os serviços de retirada do material antigo e colocação da nova camada foram realizados por empregados da empresa com conhecimento especializado. “As equipes trabalharam seis dias seguidos para conseguir trocar o material filtrante”, explica Mauro Betanin, gestor das estações de tratamento de água.
Assessoria