Papa Francisco chegou ao Paraguai por volta das 17 horas (hora de Brasília), onde foi recebido no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, região metropolitana de Assunção, pelo presidente Horácio Cartes, autoridades da igreja Católica e cidadãos paraguaios. Logo ao desembarcar, um coral cantou músicas sacras e crianças abraçaram o Sumo Pontífice.
Em seguida o Papa seguiu de Papamóvel aberto até Assunção, saudando os milhares de fiéis que esperavam ver e receber uma benção. Ao longo do caminho até o centro da capital, a comitiva papal fez uma breve parada na Penitenciária Feminina Bom Pastor, onde o Papa assistiu a apresentação de um coral de detentas. Francisco ficou cinco minutos no local.
Chegando ao Palácio Lopez, sede do governo paraguaio, o presidente Cartes agradeceu e disse que o coração dos paraguaios estão cheios de alegria pela visita. Em seu primeiro discurso no país, Francisco expressou alegria em estar no Paraguai. “Não é difícil se sentir em casa nesta terra tão acolhedora. O Paraguai é conhecido como o coração da América, não apenas pela posição geográfica, mas também pela calor da hospitalidade e proximidade de sua gente”, disse o Papa.
Francisco disse ainda que o país precisa continuar trabalhando pelo melhoramento da qualidade de vida da sociedade e ressaltou que a mulher paraguaia é a mais gloriosa da América. O Papa ainda enfatizou a necessidade de transparência e a luta voraz contra a corrupção e o narcotráfic
Informações e fotos: ABC Color
Tradução: Dante Quadra