O ministro de Estado das Comunicações, Ricardo Berzoini, desembarcou na quarta-feira (8), às 18h, em Foz do Iguaçu, para tratar de três pautas na região. A recepção será feita pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek. Nesta quinta-feira (9), o ministro e comitiva fazem uma visita à usina e ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
A primeira pauta prevê a consolidação da parceria entre o ministério, a Itaipu e a Fundação PTI (FPTI) para transformar o parque em uma referência para a interconexão e integração da infraestrutura de telecomunicações no espaço do Mercosul e da América Latina.
O segundo tema é a articulação do Programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, com a estratégia regional de desenvolvimento territorial, baseada no Programa Oeste em Desenvolvimento. A iniciativa abrange os 52 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), onde vivem mais de um milhão de pessoas.
A terceira pauta é definir conjuntamente as ações prioritárias para implementação do Acordo de Cooperação firmado em dezembro de 2014 entre o ministério, a Itaipu, a Fundação PTI, além da efetivação de outras iniciativas e parcerias que venham a ser propostas a partir desta visita.
Berzoini vem acompanhado de uma comitiva formada por Raoni Scandiuzzi, assessor especial; Murilo Komniski, secretário de Assuntos Internacionais; Alan Trajano, consultor jurídico; Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações; Jefferson Oliveira, secretário de Inclusão Digital; Artur Coimbra, secretário substituto de Telecomunicações; e o assessor Bomfim Cabral e Luz.
Programação de quinta-feira (9)
Às 8h25: chegada prevista ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV), onde será exibido o filme institucional de Itaipu. Em seguida está previsto o plantio de árvore no Bosque dos Visitantes. Às 9h, o ministro segue para a visitação no PTI.
No roteiro da visita ao parque estão as instalações do novo Datacenter do PTI; o Programa de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (Inovatic); o Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas (Celtab); a mobilidade elétrica inteligente (Mob-i); o Desenvolvimento Territorial (Apoena); a Estação Ciências; o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho; a Universidade Aberta do Brasil (UAB); Polo Darcy Ribeiro; o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM); o Laboratório de Baterias; e o Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (LASEC).
Às 11h está prevista reunião de trabalho entre o Ministério das Comunicações, a Itaipu, a FPTI e instituições parceiras, no Espaço de Milton Santos, no Edifício das Águas, para a discussão dos três temas: PTI como elo e referência para a interconexão e integração da infraestrutura de telecomunicações no espaço do Mercosul e da América Latina; articulação da estratégia regional de desenvolvimento territorial nos municípios da Amop; discussão do Plano de Trabalho/Cronograma de implementação do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2014 entre o ministério, a Itaipu e a FPTI.
Às 12h30 está previsto o almoço no PTI. Às 13h30, eles visitam as instalações da usina. Na sequência está previsto um sobrevoo de helicóptero, saindo do heliporto da usina e descida no hangar da Helisul. O ministro retorna para Brasília (DF) às 15h30.