Foi inaugurada, oficialmente, a pedra fundamental que marca a construção da nova sede da Defensoria Pública do Estado, em Foz do Iguaçu. A Defensora-Geral do Estado, Josiane Fruet Lupion acompanhou a inauguração lançamento da pedra, acompanhada dos três Defensores Públicos que respondem pela Defensoria do Estado em Foz. Também acompanharam a cerimônia, a prefeita em exercício, Ivone Barofaldi e a deputada estadual, Claudia Pereira.
A Defensora-Geral destacouo apoio da deputada Claudia Pereira, ainda na época que foi secretária municipal de Assistência Social e que recebeu a Defensoria do Estado e apoiou a instalação de uma sede provisória. “A Claudia, hoje deputada estadual, muito nos apoiou se colocando à disposição para ceder um espaço do município para a Defensoria. A prefeitura que abre espaço para uma Defensoria é uma prefeitura corajosa. Por isso, agradeço ao apoio da Claudia Pereira, do prefeito Reni Pereira. Essa era uma luta de muitos anos e agora sentimos que vai dar certo, pois o primeiro passo está dado hoje. Depois, esperamos conseguir trazer outros Defensores aprovados em concurso”, destacou Dra. Josiane.
A prefeita em exercício Ivone Barofaldi parabenizou a conquista da Defensoria do Estado e colocou o município à disposição no apoio necessário para as futuras instalações.
Para a deputada estadual, Claudia Pereira, a pedra fundamental representa uma vitória para toda população que precisa do atendimento e que ganhará com a nova estrutura. “Nós acompanhamos a vinda dos três defensores para a Foz do Iguaçu, apoiamos a adequação de um espaço provisório para que eles pudessem atender à comunidade e entendemos o quanto significa esse passo de hoje. Eu parabenizo essa iniciativa da defensoria do Estado do Paraná”, disse a deputada.
O terreno onde será construída a nova sede está localizado entre a BR 277 e a Avenida José Maria de Brito, em uma área de pouco mais de 5 mil metros quadrados que, segundo a Defensora-Geral do estado, deve ser licitada ainda este ano.
A Defensoria do Estado presta assistência jurídica gratuita a todo cidadão que precisa de acompanhamento ou de serviços na esfera judicial.
Atualmente o município de Foz conta com três Defensores do Estado, que vão passar a atender na sede locada na Rua Antônio Raposo, 923, no centro.