Nove Secretários Municipais da Saúde que integram a 9ª Regional da Saúde se reuniram em Foz do Iguaçu e entre os assuntos discutidos estavam: o contrato do hospital Ministro Costa Cavalcanti com o governo do Estado, e a participação dos municípios da região na utilização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
O secretário da Saúde em Foz, Bortolo explicou que a UTI pediátrica, que passou a funcionar no Costa Cavalcanti, está sob a responsabilidade do Estado. “Estamos enviando documentos para a 9ª Regional da Saúde para a prestação de contas do que está sendo feito com recursos que sairam do teto do município para o Estado, e o que está sendo pago e produzido pelo Costa Cavalcanti”, explicou.
Os Secretários Municipais relataram que o hospital localizado na Vila “A” não estaria cumprindo com o prazo de 60 dias para atendimento na Oncologia, destinado a pacientes com câncer, e solicitaram rigor na fiscalização. “Vamos pedir respostas sobre essas questões, especialmente na Oncologia e Cardiologia”, garantiu Bortolo.
O grupo também discutiu a pactuação de consultas e exames no Hospital Municipal. Bortolo explicou que o HMFI tinha 135 leitos e hoje possui 200, e a procura continua aumentando. De acordo com o Secretário de Foz, o Hospital Municipal recebe um aporte do governo Federal na ordem de R$ 1,5 milhão, mas o custo chega a R$ 6 milhões. “Precisamos transformar o Hospital Municipal em hospital universitário ou regional, ou que haja aporte dos outros municípios”, disse Bortolo. “Não existe outro hospital desse tamanho na região, que atende 24h turistas, estrangeiros, brasiguaios e pacientes da Oeste do Paraná”, afirmou.
Uma nova reunião foi agendada para a semana que vem dessa vez entre os nove prefeitos. O prefeito Reni Pereira deverá receber as autoridades e apresenta-las ao Hospital Municipal. “O município não dispõe de recursos para financiar esses atendimentos, e junto com os prefeitos e Ministério Público Federal vamos discutir e encontrar uma solução”, disse Bortolo.
Participaram da reunião os Secretários Municipais da Saúde de Foz, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Ramilândia e Matelândia.