Na segunda-feira, 06, é o inicio das férias dos alunos na rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu. Com tudo, os alunos poderão aproveitar se divertindo enquanto aprendem a confeccionar jogos e brinquedos.
Os cinco centros de convivência escola bairro, vão receber as equipes de orientadores do Sesc, que ensinarão as crianças na faixa de idade entre cinco e 12 anos, a fazer brinquedos clássicos, que estão perdendo espaço para jogos e games eletrônicos. Depois de concluir a confecção dos brinquedos será reservado um tempo para que eles brinquem com as peças, que também poderão ser levadas para casa.
Cada centro de convivência vai ofertar dois dias de oficinas de férias. O primeiro a receber as atividades será o Clóvis Cunha Vianna, no conjunto Lagoa Dourada. Nos dias 6 e 7 (segunda e terça), das 14 às 17 horas, 120 crianças que já se inscreveram para participar dos cursos, serão divididas em quatro turmas de acordo com a faixa etária. Cada grupo contará com dois orientadores do Sesc, que ao ensinar a confecção de brinquedos e jogos estarão aplicando conteúdos de português e matemática, por meio de letramento e raciocínio lógico.
As oficinas que terão no máximo trinta alunos estão assim divididas: crianças de 5 e 6 anos, que com a ajuda dos orientadores vão aprender a fazer a confecção de bilboquês, avião de papel, peteca, vai e vem, foguetinho. Para o grupo de 7 e 8 anos, além dos brinquedos da faixa anterior, irão confeccionar paraquedas e jogos diversos. Para quem tem 9 e 10 anos e também os de 11 e 12 anos, as atividades dos cursos serão bem parecidas. Estão incluídas a confecção de jogos de xadrez e outros de tabuleiro, paraquedas, vai e vem e avião de papel.
Nos dias 8 e 9, a oficina de férias estará no centro de convivência Leonel Brizola, bairro Três Lagoas; Dias 14 e 15, centro de convivência Darci Zanatta, bairro Morumbi e dias 16 e 17, centro de convivência Érico Veríssimo, Jardim São Paulo. Apesar do curto período de férias agora em julho, os participantes das oficinas terão também a oportunidade de ampliar o convívio social, fazendo novas amizades e reforçando as antigas e o melhor, tudo isso, acompanhado de aprendizagem.