O assessor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Presidência do Paraguai, Hugo Correa, afirmou que a presença do Papa Francisco, entre os dias 10 e 12 de julho, causará transtornos para os usuários de telefonia, como chamadas, mensagens SMS e WhatsApp.
De acordo com o assessor, a grande quantidade de pessoas nos lugares onde o Papa passará durante os três dias de visita ao país, deverá afetar os serviços móveis em Assunção e na cidade de Caacupe, onde será realizada uma missa aberta para cerca de 2 milhões de fiéis. “É previsto uma grande aglomeração de peregrinos em uma mesma região. Vamos sofrer com os celulares, isso é certo”, disse Correa.
O assessor explica que não será um apagão geral, mas que o serviço não será suficiente para atender toda a demanda de dados que serão enviadas ao mesmo tempo. “Os serviços de telefonia celular se dividem em três, voz, mensagem tradicional e de dados, como WhatsApp, Facebook e outros de internet. Esses serviços serão os que mais sofrerão”, disse.
Além de fiéis, o Paraguai espera receber centenas de profissionais de imprensa, que utilizarão os serviços de telefonia, principalmente internet, para levar em tempo real as atividades do líder católico. O assessor da Presidência informou que a condição mais favorável será a de serviços SMS.
Fonte: ABC Color