O mês de junho foi especial para o atletismo de Foz em função dos resultados obtidos pelos representantes iguaçuenses no 49º Campeonato Paranaense de Atletismo Juvenil 2015. O evento foi realizado no último fim de semana, no Estádio Willie Davids e na pista de atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e reuniu os melhores atletas do Paraná com até 19 anos. Contando com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a equipe masculina foi a campeã geral com 236 pontos, seguido por Campo Mourão (216) e Curitiba (150). No naipe feminino, Foz do Iguaçu terminou com a terceira colocação com 147 pontos, atrás apenas de Maringá (268) e Campo Mourão (161).
Um dos destaques da delegação do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu (IAFI) foi o jovem Jair Pacentchuk Junior que foi o campeão no lançamento do martelo, batendo o novo recorde do campeonato com a marca de 60,35m. No salto triplo, o iguaçuense Alexandre Vinícius Silva também foi o primeiro colocado, com a marca de 15,07m, classificando-se para o Campeonato Brasileiro Juvenil, que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, em São Paulo. No salto em altura, Marcelo Gabriel Soares Berlanda, encerrou sua participação em terceiro lugar com a marca de 1,85m, ocupando agora a décima melhor marca do ranking brasileiro da categoria Menor.
Entre as mulheres, Victoria Nieradka Violante foi a primeira colocada no salto em altura com a marca de 1,75m, o novo recorde da competição, e continua sendo a primeira do ranking nacional na prova da categoria Menor. A jovem Thais Carolina dos Santos, no salto triplo, ficou em primeiro lugar com a marca de 11,95m, passando para o nono lugar no ranking brasileiro da categoria Juvenil. As meninas de Foz foram brilhantes e também se destacaram na prova organizada pela Federação de Atletismo do Paraná.
De acordo com o coordenador de atletismo da SMEL, Emerson Lopes, os frutos do trabalho desenvolvido nos últimos anos começam a ser colhidos com os resultados conquistados. “É hora de agradecer o apoio que recebemos da Prefeitura de Foz do Iguaçu, na pessoa do secretário Anderson de Andrade, da Itaipu Binacional, Meeting Eventos, Celeiro Produtos Naturais e Bahia’s Gym Academia. A equipe juvenil corresponde a 70% da equipe adulta que disputará os Jogos Abertos do Paraná, o que prova que estamos no caminho certo na formação de novos atletas”, afirmou Lopes.
Assessoria