Samu de Foz atende todos os requisitos do Ministério da Saúde

CAPÃO DA CANOA, RS, BRASIL, 09.01.13: Equipe de Suporte Aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) em Capão da Canoa. Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu parecer favorável da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde ao atender todos os indicadores de qualidade de atendimento. A aprovação refere-se ao SAMU Fronteira, que envolve sete municípios da região e é coordenado pela central de Foz do Iguaçu.

Entre os requisitos avaliados estão o tempo que as equipes levam para atender a um chamado e a capacitação permanente dos funcionários. Desde 2013 o SAMU Fronteira mantém a qualificação, que é revertida em verbas para manutenção dos serviços. “São cerca de 200 mil reais que ajudam a manter a qualidade do serviço em Foz e em outros seis municípios da região”, garantiu o Secretário Municipal da Saúde, Charlles Bortolo.

A Portaria 1010, de Maio de 2012, obriga as Centrais de Regulação do SAMU a prestarem informações a cada seis meses. Desde que a nova regra foi instituida, o SAMU Fronteira vem atendendo a todos os requisitos. O Relatório Descritivo Analítico da Central de Regulação das Urgências contém dados como o tempo médio que a viatura leva para prestar o atendimento, cerca de 8 minutos em Foz do Iguaçu. “Esse tempo é para casos de urgência, em que o paciente corre risco de morte”, revelou o coordenador médico, Moisés dos Santos Carvalho.

Também fazem parte da avaliação a padronização visual das viaturas, a manutenção mecânica da frota, a atualização do software de regulação médica e a manutenção do Núcleo de Educação Continuada em Urgência e Emergência, em que os funcionários passam por treinamento constante com a equipe de enfermagem. O SAMU Fronteira recebeu parecer favorável em todos os requisitos. “A auditoria foi feita em Janeiro e esse mês recebemos o relatório de renovação da qualificação do trabalho”, explicou o coordenador administrativo do SAMU, Osmar José da Silva.

Em Foz do Iguaçu o SAMU possui duas motolâncias e sete ambulâncias, sendo duas de suporte avançado (UTI). A equipe também coordena os atendimentos em outros seis municípios da região: Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Matelândia e Itaipulândia, cidades que juntas têm seis viaturas. “Os repasses financeiros são feitos de acordo com o número e o tipo de viaturas”, disse Carvalho. “Ambulâncias com UTI, por exemplo, recebem R$ 48 mil pela Portaria de Qualificação”, completou.

Por mês o SAMU Fronteira realiza cerca de 2,5 mil atendimentos. O serviço é mantido por meio de parceria. O Governo Federal é responsável por 50% dos gastos, e o Estado e o Município dividem a outra metade. “A verba da Portaria de Qualificação ajuda a custear o SAMU já que são os municípios que pagam com as despesas quando são necessários mais investimentos”, disse o prefeito Reni Pereira. Os repasses municipais, estaduais e federais somam cerca de R$ 500 mil mensais.

AMN

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