O presidente do Codefoz, Roni Carlos Temp, anunciou que a Senadora Gleisi Hoffmann se reunira com o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira e com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, onde trata a possível prorrogação que manterá a cota de U$ 300 nas fronteira. Segundo Temp, essa prorrogada deverá ser de 12 meses.
As reuniões e discussões sobre redução da cota de compras de U$ 300 para U$ 150 dólares tiveram início no mês de junho do ano de 2014. O prefeito Reni Pereira e autoridades se reuniram e se posicionaram a favor do aumenta da cota para U$ 500, baseado no princípio da igualdade que existe na constituição brasileira.
Na ocasião foi anunciada a redução de U$300 para U$ 150 dólares que estaria prevista para entrar em vigor a partir de 1 de julho deste ano.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, manifestou apoio ao prefeito Reni Pereira de que a redução pode sim gerar impactos negativos ao turismo da região e defendeu o aumento da cota de U$300 para U$500 dólares. De acordo com o ministro, o valor praticado na fronteira já é baixo para uma região tão rica em potencial turístico. “Se diminuirmos ainda mais não iremos favorecer economicamente o país, muito menos a região trinacional. Vou chegar a Brasília e falar com as autoridades, apresentando a necessidade de mantermos os U$300 ou aumentarmos para U$500 dólares o valor da cota. Espero trazer, em breve, boas notícias à esse respeito”, enfatizou.