Os trabalhos de revitalização da Ponte Internacional da Amizade foram interrompidos na quarta-feira (17), para que a pista de rodagem fique liberada até a próxima semana. Com isso, os semáforos instalados nas cabeceiras da ponte serão desligados e o trânsito de entrada e saída do país liberado. O motivo da paralisação momentânea é a realização do Festival de Turismo das Cataratas, onde participam cerca de 6 mil pessoas ligadas ao setor de turismo, que devem se deslocar entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste.
A obra deve ser retomada na próxima segunda-feira (22), sendo que a finalização da revitalização está prevista para setembro deste ano. Os semáforos são necessários para que os trabalhadores consigam deslocar a estrutura da obra sobre a pista de rodagem e são utilizados apenas fora dos horários de pico. Os equipamentos sempre ficam desligados na sexta-feira e sábado, além de feriados brasileiros e paraguaios.
Obra
Nesta etapa estão sendo feitos os trabalhos de limpeza, reforma nas fissuras e pintura do arco inferior. Nos próximos meses deverá ser iniciada a instalação da cobertura metálica para a passagem de pedestres.
A revitalização começou no janeiro deste anos, com custo de R$ 10 milhões oriundos da Receita Federal do Brasil. A obra é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).