Foi aberto na noite de quarta-feira (18) no centro de eventos do Recanto Park Hotel, o 10° Festival de Turismo das Cataratas, reunindo lideranças internacionais, empresários e profissionais ligados ao turismo da América Latina. O evento deve reunir 6 mil pessoas ligadas ao setor, durante dois dias de exposições que acontecem no Hotel Rafain Exponcenter, em Foz do Iguaçu.
A solenidade contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, da ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, dos diretores de Itaipu, Jorge Miguel Samek, James Spalding, o prefeito de Foz, Reni Pereira, deputado estadual Chico Brasileiro e do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz.
Dando boas vindas aos convidados, Reni Pereira salientou a gestão integrada do turismo, como fator fundamental para o desenvolvimento do setor em Foz do Iguaçu. O presidente da Embratur defendeu uma abertura maior do país para o turismo, como instrumento de geração de emprego e renda.
Em seu discurso, o ministro Henrique Alves lembrou da medida que deve diminuir a cota de compras no Paraguai, de U$ 300 para U$ 150. Para Alves, o valor de compras praticado na fronteira já é o mínimo e diminuir ainda mais não deverá favorecer a economia do país, muito menos na região trinacional.
“Vou chegar em Brasília, falar com as autoridades e e perguntar que benefício vai causar baixar. Esse mínimo, querem reduzir a um supermínimo. Não consigo entender. Espero dar uma boa notícia a esse respeito”, disse o ministro do Turismo.