Quando o último cobrador de Portugal desperdiçou seu pênalti neste domingo, a Seleção Brasileira está entre as quatro melhores do mundo na categoria sub-20 em 2015.
O caminho até este feito não foi fácil. O técnico Rogério Micale assumiu a equipe e em 20 dias de preparação conseguiu montar um sistema de jogo claro, com uma estratégia que busca o gol a todo momento e um futebol que está chamando atenção de quem acompanha o torneio. Tanto que chegou a ser perguntado por jornalistas nas duas últimas coletivas de imprensa sobre isso.
– Isso são os jogadores. O que esses meninos estão mostrando é a qualidade do jogador brasileiro. Você passa alguns conceitos que acredita, mas com o nível de excelência deles fica muito mais fácil – explicou o treinador.
Além da questão técnica, o que tem sido elogiado nesta equipe é a maturidade para sair de situações difíceis. Na estreia, teve calma para, após sofrer a virada da Nigéria, colocar a bola no chão e tomar a frente novamente. Contra a Hungria, com um a mais, teve paciência para furar um bloqueio quase intransponível. Nas oitavas de final, a frieza falou mais alto na disputa de pênaltis depois de passar um jogo inteiro no ataque. Foram 35 finalizações contra sete.
Nestas quartas de final contra Portugal, a maturidade e a capacidade para ganhar jogos apareceram de outra maneira. Se não estava em um dia de brilhantismo técnico, também sofrendo com o acúmulo de uma dura prorrogação contra o Uruguai dois dias antes, o Brasil teve de ser eficiente na defesa. Os jogadores deixaram tudo e mais um pouco em campo, se entragaram e viram os portugueses desperdiçarem as chances que criaram. Nos pênaltis, mais uma vez, mostrou porque merecia essa classificação.
– Claro que Portugal também mereceu ganhar, mas em um jogo a estratégia é importante. Quando você vê que certas coisas não estão saindo de um jeito em determinado dia, tem de ter tranquilidade para tentar ganhar de outra maneira – explicou Micale na coletiva de imprensa pós-jogo.
O adversário na semifinal já está definido. O Brasil enfrenta Senegal, que passou por Uzbequistão, na próxima quarta-feira. A partida será em Christchurch, às 16 horas (1 hora de Brasília). Quem já chegou até aqui, tem todo o direito de sonhar com mais.
CBF