A décima edição do Festival de Turismo das Cataratas começará nesta quarta-feira, dia 17, com a presença das maiores autoridades de turismo do Brasil e do Mercosul. No encontro, as autoridades vão discutir temas importantes que envolvem principalmente Foz do Iguaçu. Entre os temas: A redução da Cota de compras, criação dos Free Shops e projetos que integram o turismo nos paises que contemplam o Mercosul.
Na manhã de terça-feira, 16, em entrevista à reportagem da Rádio Cultura, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, falou sobre o Festival e ressaltou que assuntos relevantes devem ser debatidos pelas autoridades.
“Temos que nos unir neste momento importante para o Mercosul, criar metas que desenvolvam e fortaleçam o elo turístico”, disse. Alves ressaltou ainda, a aproximação das Olimpíadas, evento que ocorrerá no Rio de Janeiro, “durante este evento é necessário criar áreas especiais para o turismo de maneira que seja integrada e pensando no futuro”, finalizou.
A ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, também conversou com a reportagem da Rádio Cultura e enfatizou que é importante gerar segmentos nas políticas regionais que envolvam o turismo no Mercosul. “o turismo é a pasta mais importante para se concretizar os paises que fazem parte do Mercosul, e vamos fazer várias reuniões para juntar as ideias e assim chegar a um projeto que fortaleça o turismo”.
Sobre a Redução da Cota de compras no Paraguai, a ministra disse que é inevitável não falar sobre o assunto quando se trata de fronteira. “A proposta esta sendo avaliada pelas autoridades dos países envolvidos. A cota forma parte de um eixo importante do comercio de fronteira, e por isso é preciso todo o debate e atenção no tema”, finalizou.
A solenidade de abertura será às 20 horas, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. Ministro do Turismo abre edição histórica do FIT Cataratas.
Estão confirmadas as presenças do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz; e do presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo.
Também participarão da cerimônia a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o prefeito de Foz, Reni Pereira; o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços), Darci Piana; o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston; o presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes; além de secretários e dirigentes de turismo.
Para o coordenador do FIT Cataratas, Paulo Angeli, a evolução do festival também é evidenciada pela qualidade da programação e pelos seus números (todos os espaços comercializados, recorde de trabalhos científicos e diversidade de origem das caravanas), além do prestígio conquistado entre as autoridades de turismo do país e do exterior.
Angeli destaca ainda os grandes eventos paralelos, como o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Mercociudades (Reunião da Unidade Temática de Turismo) e Audiência Pública de Turismo. “A organização trabalhou para superar a marca de seis mil participantes, bem como de marcas expositoras”, completa.
Já o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, frisa que o FIT Cataratas está consolidado como “o maior evento fixo da cidade e o segundo maior de turismo da Região Sul do país”. Em sua opinião, o evento é a principal ferramenta de divulgação do destino, promovendo Foz do Iguaçu entre os agentes de viagem, operadores, hoteleiros, guias de turismo, companhias aéreas, bares e restaurantes, empresas de transportes e instituições governamentais.