De forma dramática, a Seleção Brasileira passou pelo Uruguai e se classificou para as quartas de final do Mundial Sub-20. Após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os brasileiros venceram nos pênaltis por 5 a 4 a partida desta quinta-feira, no estádio Taranaki, em New Plymouth, na Nova Zelândia, válida pelas oitavas de final da competição.
Agora, o Brasil vai enfrentar Portugal na próxima fase, no sábado, às 22h (horário de Brasília). Os portugueses avançaram depois de vencerem a Nova Zelândia por 2 a 1, também nesta quinta.
A Seleção Brasileira jogou bem. Ao todo, foram 35 finalizações dos brasileiros, contra apenas oito dos uruguaios, que catimbaram muito a partida. Mas em nenhum momento o Brasil entrou nas provocações dos adversários e procurou sempre jogar com a bola no chão e buscar o ataque.
O Brasil teve as melhores chances para abrir o placar. As duas melhores com o capitão Danilo. Na primeira, ele completou escanteio para fora. Na segunda, em jogada individual, chutou cruzado e acertou o travessão uruguaio.
Como a bola teimou em não entrar, a partida foi para a prorrogação. De cara, Rogério Micale pôs Andraeas Pereira no lugar de Marcos Guilherme. Na mesma toada, a Seleção seguiu ditando o ritmo. O meia do Manchester United chegou perto de marcar em quatro chutes de fora da área, um deles em cobrança de falta rasteira, mas o placar não se alterou. O 0 a 0 no placar levou a partida para os pênaltis.
Nas penalidades, Andreas Pereira, Lucão, Danilo, Jajá e Gabriel Jesus converteram suas cobranças. O uruguaio Amaral chutou pra fora. Melhor para o Brasil: 5 a 4 e passagem garantida à próxima fase da Copa do Mundo da Nova Zelândia.
RADAR/LANCEPRESS! (Foto: Marty Melville/AFP)