A bola rolou no Estádio Olímpico de Montreal, no Canadá. A Seleção Brasileira Feminina estreou na Copa do Mundo com vitória por 2 a 0, gols de Formiga e Marta. Foi o segundo jogo do Grupo E nesta terça-feira. Antes, Espanha e Costa Rica empataram em 1 a 1.
A Seleção mostrou, logo nos minutos iniciais, que jogo de Mundial não é brincadeira. Fabiana acertou o travessão com um belo chute de fora da área.
Nas entrevistas que deram, as jogadoras e o técnico Vadão falaram sobre o poder da bola parada e como ela pode definir o jogo. Por isso, a cada falta ou escanteio no ataque ou na defesa, as brasileiras tinham todo o cuidado.
O primeiro gol não saiu de jogada ensaiada, mas da experiência dentro de campo. Cristiane, marcada por quatro coreanas, perdeu a bola na entrada da área. A zagueira adversária recuou para a goleira Kim. As duas não viram Formiga chegar em velocidade e abrir o placar no Estádio Olímpico.
O Brasil colocou em prática o que treinou no período de preparação em Itu. Quem assistiu à partida viu as jogadoras tocando a bola de pé em pé: de Marta para Formiga e dela para Thaisa e Cristiane.
No início da segunda etapa, a pressão brasileira continuou. Dois escanteios consecutivos e Tamires quase fez mais um para a Seleção.
Em jogada trabalhada, Formiga foi derrubada dentro da área. Pênalti que Marta converteu: Brasil 2 a 0. A camisa 10 é a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina, com 15 gols.
A parte defensiva do Brasil também atuou bem. As zagueiras, laterais e a goleira Luciana estavam atentas e, sempre que foram solicitadas, afastaram o perigo com tranquilidade.
Brasil: Luciana, Fabiana, Mônica, Rafaelle (Géssica) e Tamires; Formiga, Andressa (Raquel Fernandes) e Thaisa; Marta, Cristiane e Andressa Alves (Rafaela).
Coreia do Sul: Kim, Lee, Shim, Deyeon, Jeon, Cho, JI, Yoo (Jung), Kwon, Kang and Hyeri.
CBF